Aspectos sentimentais do signo Câncer
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 19/06/2000 23:21:37
O signo de Câncer é um signo de Água, e é regido pela Lua. É o signo mais maternal do Zodíaco, aquele que mais é ligado à família e ao lar. Sendo um signo sentimental e emotivo é também instável, sendo influenciado pelas constantes mudanças de seus humores.
O signo de Câncer tem a mania de guardar as lembranças do passado, aquelas que o liguem à família. Sempre terá uma coleção de retratos familiares na parede, ou até numa velha caixa de sapatos cheia de pequenas lembrancinhas do passado. Ele é muito conservador e, como tal, tem a capacidade de conservar e proteger os seus pertences, sejam eles objetos ou pessoas. Sendo também tímido, nunca toma iniciativas diretas, seja em relação a ações ou a sentimentos. Ele pode manipular os outros, no sentido de trabalhar os sentimentos das pessoas para orientá-los na direção de seus próprios objetivos. Ele trabalhará com sutileza, contornando as coisas, mas conseguirá o seu intento.
No sentido pior, o nato de Câncer poderá até utilizar a chantagem emocional para chegar ao seu intento, especialmente as famosas 'mães cancerianas'. Como não gostam de se separarem dos filhos, farão facilmente o papel de vítima para mantê-los agarrados à sua saia! Na realidade, o signo de Câncer é profundamente ligado ao mito da Grande Mãe. Não somente à mãe humana, mas à Mãe Terra, que alimenta seus filhos e lhes oferece conforto e proteção.
O Homem de Câncer
No homem de Câncer também está presente esta raiz familiar, mesmo se muitas vezes ele a nega, especialmente se ele deseja esquecer algo que aconteceu em sua infância. Ele é muitas vezes um andarilho, fugindo do passado, da infância, da mãe. Mas a sua sensibilidade, o desejo de proteção e conforto o trarão de volta aos laços familiares. Ele pode ser muito complexo e difícil de compreender, já que dificilmente expõe abertamente seus sentimentos. Mas é sensível, criativo, romântico e protetor, mesmo se a instabilidade de seus humores pode causar alguns problemas para a sua parceira. No seu lado pior, ele pode ser altamente crítico, até maldoso.
Uma típica frase do pai canceriano será "Por que você não é como fulano que respeita tanto a família?" Ou então "Eu na sua idade....". Bem, este tipo de crítica é o lado 'sombra' do signo de Câncer, que pode ser frio e cruel, como as profundezas do próprio oceano. A sua crueldade pode ser devida a um ato premeditado, de vingança, quando a pessoa amada foge de suas garras protetoras. Sim, porque ele também é bastante possessivo, como outro signo de Água, Escorpião.
Mulher de Câncer
A mulher de Câncer, com seu arquétipo de Grande Mãe, não é necessariamente aquela figura materna doméstica tão familiar nas historinhas infantis. Ela pode ser uma mãe possessiva, manipuladora, ambiciosa e até autoritária. Ela protege a quem ama, mas os mantém também 'num doce cárcere', sob seus cuidados. Ai para quem desejar fugir! O homem sob seus cuidados será tratado como uma eterna criança, numa relação um tanto incestuosa e até castradora. Como ela tem necessidade de criar, terá necessidade de constituir família e de ter filhos. Com o tempo, seria bom se ela conseguisse expandir a sua criatividade e sensibilidade além das quatro paredes de um lar. Ela será menos possessiva, tornando-se mais sábia e conselheira.
A mulher de Câncer é sensível e amável, mas tampouco gosta de falar de seus sentimentos, fechando-se como uma ostra para não ser atingida em seu lado mais frágil. Pode mudar facilmente de humor, e se magoar facilmente quando não se sentir devidamente amada e protegida. Ela mostra facilmente as garras ao mundo ameaçador, somente para proteger o seu casulo familiar e pode ser bastante agressiva e crítica.
Câncer e o Amor
No geral, o canceriano pode se apaixonar com a mesma intensidade de um Escorpião, mas não irá expressar seus sentimentos da mesma maneira, mesmo se eles são altamente possessivos. Sentindo-se muito vulnerável, levará um certo tempo para se ligar a alguém, e o fará intensamente quando se sentir suficientemente seguro. A confiança é fundamental para este signo. A necessidade de carinho maternal é muito forte seja no homem que na mulher, portanto, eles buscarão no companheiro/a o carinho, a proteção e o afago de um colo materno. Dificilmente, dirão abertamente que estão se sentindo mal amados, mas o demostrarão com maus humores, com criticas e com lamentações.
Como precisa preservar o lar para se sentir seguro, é claro que vai detestar qualquer separação ou divórcio. Dificilmente, ele tomará a iniciativa, mas manifestará sua rejeição com críticas, frieza sexual e mau humor. Desta forma, ele se tornará tão insuportável que será você que o colocará na rua.
Ele precisará, então, de uma parceira paciente, forte e intelectualizada, para aguentar as instabilidades que seu humor sensível e mutável proporcionam ao relacionamento.
De qualquer maneira, não é muito difícil amar um canceriano, por ser ele um ser gentil, afável, protetor e carinhoso. Tente ler nas entrelinhas...
Signos relacionados
A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes
Sendo o elemento Água o mais enigmático dos quatro, a ligação com outro ser do mesmo elemento pode provocar uma dificuldade de comunicação, já que nenhum dos signos consegue expressar a complexidade e a profundeza de seus sentimentos. Desta forma, o relacionamento será instável, mesmo se a necessidade constante do outro o levará a procurá-lo incessantemente.
A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário
A intelectualidade do signo de Ar pode incomodar o sentimental canceriano. Os sentimentos não são explicáveis e mensuráveis. O elemento Ar pode achar o nato do elemento Água muito irracional, já que ele não pode explicar com a razão as suas atitudes e as suas constantes mudanças de humores. O relacionamento pode, portanto, ser bastante difícil.
A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio
A relação entre os elementos de Terra e de Água pode ser bastante criativa, já que os dois elementos se completam e se misturam. Jesus, menino, misturava barro e água para criar as suas criaturas, às quais dava a vida com o seu sopro. Do barro e da água nasce a vida. Se os signos de Terra, racionais e práticos, conseguirem compreender a irracionalidade dos sentimentais cancerianos, o relacionamento será muito proveitoso para ambos.
A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário
A Água não é muito amiga do Fogo, não é? Mesmo se os dois são signos criativos, a sua realidade é bem diferente. Fogo é voltado para o futuro, Câncer para o passado, Fogo é voltado para o exterior, Câncer para o interior, será que a convivência é possível? Bem, as pessoas do signo de Fogo são bastante infantis e poderão apreciar o lado protetor do signo de Câncer, mas não suportarão se sentir aprisionados.