Saturno em Capricórnio: Necessidade de organização
por Elisabeth Cavalcante em AstrologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:23
A forte necessidade de organização e estrutura, típica de Saturno, está agora ainda mais reforçada por sua passagem pelo signo de Capricórnio, - do qual é o planeta regente -, que durará até 2020.
Uma atitude séria para com a realização material, o medo do fracasso e uma frieza capaz de passar por cima de tudo o que seja visto como obstáculo para a conquista de objetivos, são outras das características da energia saturnina.
Essa rigidez talvez seja uma das maiores dificuldades que teremos de enfrentar nesse ciclo. Por essa razão, é preciso estarmos atentos para não perder oportunidades que poderiam ser valiosas, pela dificuldade em ser flexível e rever as metas, quando necessário.
Mas nem tudo é negativo no que diz respeito a Saturno, embora ele seja visto sempre com temor e resistência. A manifestação equilibrada de sua energia traz disciplina, responsabilidade e paciência para planejamentos de longo prazo.
Na carta astrológica natal, a área da vida onde se localiza o signo de Capricórnio será aquela em que esta energia mais estará atuando. Na casa dois, por exemplo, ligada à segurança material, a colocação de Saturno aumenta a ansiedade quanto à estabilidade e, essa preocupação, pode criar a obsessão de trabalhar mais duro do que o necessário para ganhar dinheiro.
Tal atitude negativa pode ter um efeito contraproducente e gerar exatamente o que tanto se teme, ou seja, as dificuldades financeiras.
Na décima casa, da carreira profissional, Saturno traz um anseio por reconhecimento e sucesso, mas será necessário enfrentar atrasos e dificuldades, para que isto seja alcançado.
No entanto, é importante lembrar que os desafios que Saturno nos apresenta têm sempre o objetivo de nos levar ao amadurecimento e ao crescimento interior. Se forem enfrentados com serenidade e perseverança, eles podem se transformar em autoconfiança e realização independente.