A liberdade de ser
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 06/08/2020 20:57:16
Uma das conquistas mais valiosas da vida é poder ser quem você verdadeiramente é.
Isso pressupõe deixar de se preocupar, exageradamente, pelo que o restante do mundo acha de suas escolhas. São suas escolhas e só você pode saber a motivação por trás de cada uma delas.
Sempre que desejar ir a um lugar vá, independente do que os outros irão dizer. E se quiser voltar, volte, você é livre para isso, não importa se aprovarão ou não sua atitude.
Mudar de opinião é um atributo essencial da liberdade, e demonstra um elevado grau de maturidade e coragem.
Sempre que exigirem de você coerência com o que defendia anos atrás, faça-os entender que você não é estático, que está aberto a rever seus valores e paradigmas, caso eles não estejam mais em sintonia com a pessoa que você é hoje.
Tudo na vida tem um preço e com a liberdade não é diferente. Isto significa que as vezes, você terá de encarar a resistência de alguns, o afastamento de outros, mas nada pode ser mais prazeroso do que ser coerente consigo mesmo.
Geralmente, quando atinge um alto grau de liberdade, o ser humano é acusado de egoísmo, individualismo e outros adjetivos.
As pessoas tendem a fazer isso na tentativa de que ele desista de sua independência e volte a optar pela cartilha de comportamento, imposta pela sociedade.
Esta é, sem dúvida, uma opção muito confortável, pois sempre garantirá elogios e aceitação. Mas, por melhor que seja, não será capaz de substituir a valiosa sensação de ser leal a si mesmo.