A sinfonia da existência
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:28
Para tocar um instrumento musical, seja ele qual for, é necessário que nos dediquemos a um período de aprendizado.
No que diz respeito à vida, o processo é semelhante. Não temos como lidar com os desafios que ela nos apresenta, a não ser através da tentativa e erro.
Todos os seres humanos nascem dotados de habilidades. A questão é que durante a sua jornada existencial, muitos não se dão conta disso e seguem inconscientes de sua capacidade.
O incentivo deveria ser uma prática natural nas relações de família. Mas, infelizmente, não é o que acontece na maioria delas.
Então, depois de adultos, é preciso tentar reverter esse processo por nossa própria conta, sem perdermos tempo nos queixando pelo que não nos foi oferecido.
A vida pode, sim, tornar-se uma sinfonia harmoniosa, se estivermos firmemente dispostos a desenvolver o talento necessário para obter essa qualidade.
Alcançar a maestria exige perseverança, paciência e uma boa dose de positividade, sem a qual nada é possível.
Quanto mais cedo nos dispusermos a iniciar o aprendizado, maiores serão as chances que teremos de alcançar a sabedoria desejada.
" ...Todos nós tomamos a nossa vida como um fato consumado; ela não é. O que recebemos foi uma mera possibilidade. Estamos recebendo apenas um potencial para a vida; temos de aprender a realizar esse potencial.
É preciso lançar mão de todos os recursos possíveis para que você possa aprender a usar a raiva de modo que ela se torne compaixão, use o sexo de maneira que ele se torne amor, use a sua ganância de modo que ela se torne um compartilhar. Toda a energia que você tem pode se tornar seu oposto polar, porque o oposto polar está sempre contido nessa energia". - Osho