Não lamente as expectativas frustradas
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 24/07/2020 21:58:44
É praticamente impossível encontrar um ser humano que não tenha experimentado algum tipo de frustração.
A natureza da mente é criar expectativas, pela tendência em viver no futuro que ela nos traz.
Mas, o que não nos é ensinado, é que nem sempre as circunstâncias da vida nos permitirão realizar nossas esperanças e sonhos.
Há quem diga que se todas as nossas expectativas fossem integralmente cumpridas, a vida seria um tédio.
É muito provável que isso acontecesse, visto que a vida ficaria totalmente desprovida de desafios e não seríamos estimulados a exercitar nossa criatividade.
Quando nada de inesperado acontece e tudo transcorre do modo como desejamos, nos sentimos em total segurança e isso é tudo o que o ego quer.
Porém, há um lado positivo na novidade, ela é que dá sabor à existência, ainda que a princípio nos pareça algo ruim.
Quanto maior nossa resistência à mudança, menos capacidade teremos de encarar as surpresas de modo relaxado e confiante.
Se uma expectativa é frustrada a reação mais comum é a de insatisfação e inconformismo. A seguir vem o desânimo e uma tendência a querer desistir de tudo, pela idéia pessimista de que nada mais dará certo.
Para encerrar esse ciclo vicioso, precisamos aprender a analisar com isenção nossas expectativas, e tentar perceber quais as chances reais de que elas se concretizem.
O segundo passo é pensar num plano B, isto é, caso elas não se realizem, que outro caminho podemos seguir.
Sim, porque sempre haverão outros caminhos, esse é um aprendizado fundamental. Nenhuma expectativa frustrada é uma sentença de fracasso eterno.
Tudo sempre pode ser transformado se estivermos abertos para o novo, a surpresa, ao invés de adotar a negatividade como padrão.