Respondendo ao presente
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:24
Você vive permanentemente no futuro, tentando adivinhar quais os acontecimentos que resultarão de suas escolhas?
Se a resposta for sim, as chances de que você seja uma vítima permanente do medo e da ansiedade são enormes.
Quanto maior a sua dificuldade em permanecer aberto e receptivo aos acontecimentos, sem se preocupar em antecipar o que eles lhe trarão, menos sofrimento e angústia experimentará.
Responder ao momento presente significa que você não está ansiando pelo futuro ou pelo resultado de suas ações mas, sim, pronto para encontrar dentro de si a saída para as situações de vida, sejam elas quais forem.
Este é um aprendizado essencial para quem deseja viver num estado permanente de harmonia interior. E a chave para a mudança pode ser ativada a qualquer momento, bastando para isto que você desperte plenamente sua consciência.
Observar a cada momento suas reações é o primeiro passo para que você abandone sua condição de escravo da mente. Ela o leva a estar sempre apegado ao passado ou projetando-se no futuro, cultivando expectativas negativas na maior parte do tempo.
Torne-se um praticante dedicado da arte de viver no presente e verá que, aos poucos, o relaxamento e a confiança em relação ao futuro se tornarão o seu estado natural.
" Observe a sua mente... não a perturbe, não a evite, não a reprima; não faça coisa alguma. Seja apenas um observador... O milagre de observar é meditação. Enquanto você observa, pouco a pouco a mente se torna vazia de pensamentos; mas você não está adormecendo, está se tornando mais alerta, mais consciente".Osho
Amigos de São Paulo, para quem está disposto a dedicar-se à arte da observação, a partir de abril estarei disponibilizando encontros mensais de meditação.
O primeiro acontecerá no dia 22 de Abril, das 11 as 13 horas, no Espaço Aura Vida, Rua Michigan, 333 - Brooklin. Informações e inscrições através do meu email: [email protected]