Uma nova percepção
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 22/05/2020 16:17:54
Segundo os mestres espirituais todas as doutrinas e ideologias são formadas por pensamentos, portanto, não há chance de se encontrar a verdade absoluta através delas.
Se analisarmos a fundo essa afirmação, podemos perceber que a mente é a criadora de todas as percepções que temos acerca da realidade.
Romper este condicionamento não é uma tarefa fácil, já que o passo inicial é que tenhamos saído do estado automático e desenvolvido algum nível de consciência.
Somente através dela é que será possível compreendermos de modo isento, todas as nuances de uma determinada situação, ao invés de enxergá-la sob uma perspectiva limitada.
A mente sempre nos fará julgar os fatos de acordo com os paradigmas que nos foram ensinados como sendo certos.
Assim, nossa maneira usual de lidar com os acontecimentos da vida é sempre uma tática de defesa, caso nosso ego se sinta depreciado ou sob ameaça.
Todas as reações passam, invariavelmente, pelo filtro das emoções inconscientes, o que torna ainda mais difícil a libertação.
Muitos seguem toda a vida nesse processo sem jamais conseguir despertar. Outros, no entanto, em algum momento sentem um impulso para buscar outra maneira de lidar com a vida, de modo que o equilíbrio possa estar presente.
Quanto isto acontece, as chances de que descubram a fonte interior de sabedoria, onde mora a verdade, aumentam consideravelmente.
O caminho, sem dúvida, passa pela auto-observação, pela prática do silêncio e do relaxamento, sem os quais a voz interior dificilmente poderá ser ouvida.