Você está preparado para o fracasso?
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:29
Desde bem pequenos, somos estimulados a buscar o reconhecimento do mundo. Muitas pessoas são induzidas a profissões para as quais não possuem qualquer vocação, simplesmente porque as convenceram de que era um caminho garantido para o sucesso.
Se, em algum momento, as tivessem avisado de que o fracasso seria também uma possibilidade, talvez estivessem mais preparadas para encará-lo.
No entanto, não é o que acontece. Por essa razão, quando ele chega, a frustração e o sentimento de derrota podem ser intensos e duradouros.
Alguém com uma auto-estima débil certamente levará muito tempo para recuperar-se de um fracasso. Mas, é muito útil saber que ele é um importante aliado no caminho do crescimento.
Ainda que não o desejemos, podemos, sim, fazer dele uma experiência que nos trará valiosos aprendizados.
O importante é ter em mente que, como tudo na vida, também a derrota é passageira. Acreditar firmemente que uma experiência ruim não definirá o resto de sua vida, é o que fará toda a diferença.
O passo seguinte é analisar objetivamente as razões pelas quais o seu plano não foi bem sucedido, e traçar as mudanças de rota necessárias naqueles itens que dependem unicamente de você.
Já as variáveis que não se tem o poder de controlar, estas é melhor confiar e deixar para que o Universo resolva.
Quanto mais racionalidade e distanciamento você conseguir ter da experiência do fracasso, menos tempo levará para superá-lo.