Estou com raiva, mas quero `ficar de bem´!
por Rosana Braga em Almas GêmeasAtualizado em 08/04/2020 11:35:21
Pensa em quem você ama. Provavelmente, vocês já discutiram alguma vez por pensarem de formas completamente diferentes sobre algum assunto importante. Talvez até tenham brigado e sentido um clima pesado por mais tempo do que gostariam.
Como você se sente quando briga, quando discute e tenta explicar o que está pensando e sentindo? Como você reage quando percebe que o outro não está entendendo ou simplesmente parece não querer concordar?
Em geral, esse é o cenário perfeito para brigas que começam banais e se tornam tensas, longas e bem mais doloridas do que deveriam. E é assim que a maioria dos casais modelam suas conversas e suas tentativas frustradas de se compreenderem.
Mas, no final das contas, apesar dos sentimentos de raiva, medo e tristeza que permeiam essas discussões, qual é o verdadeiro desejo? O que você realmente quer com esta pessoa com quem você compartilha sua vida, com quem você escolheu construir sua história?
Posso apostar que tanto você quanto o outro desejam apenas e sobretudo ficar de bem! Ou seja, desejam cumplicidade, aceitação e acolhimento. Desejam confiança, respeito e carinho. E, para conseguirem isso, só existe uma maneira!
Focar nesse desejo - o de ficar de bem! Quando você não perde o foco do seu verdadeiro objetivo, fica muito mais fácil respirar fundo antes de gritar de novo. Fica muito mais coerente se colocar no lugar do outro e entender por que ele está se sentindo dessa maneira.
Então, vamos combinar uma estratégia? Quando você sentir o sangue fervendo, a raiva transbordando e a tristeza te consumindo, pára tudo! Pára a discussão. Silêncio total. Apenas a sua respiração, completa e profunda. Lenta e consciente.
Apenas a sua presença para o que realmente deseja! E continue respirando. Você vai sentir como se fosse mágica: seu corpo começa a retomar o ritmo, o equilíbrio e a disponibilidade para lidar com a situação de uma forma mais amigável e flexível.
Topa tentar? Pára tudo e respira. Se o outro insistir em continuar brigando, apenas peça um instante. Um momento para retomar o foco e o que realmente importa. Talvez 5 minutos contados no relógio.
Uma pausa para recuperarem a calma e a alma, tão essenciais na resolução de um conflito entre duas pessoas que, apesar de tudo, querem simplesmente ficar de bem!