O que fazer quando o outro é manipulador?
por Rosana Braga em Almas GêmeasAtualizado em 04/12/2024 14:35:26
Já conheceu alguém que parece saber exatamente o que dizer e como dizer para que você se sinta quase que na obrigação de fazer tudo o que ele quer? Já se viu como num beco sem saída, como se fosse refém da pessoa com quem compartilha sua vida, seus sonhos e seus planos?
Parece coisa de maluco, mas ela não o amarra, não coloca uma arma na sua cabeça e nem diz que se você não fizer o que ela está querendo, algo de muito trágico vai acontecer. Não! Ela não usa essas palavras.
Mas você sente algo no tom de voz, no jeito de falar, mesmo sem se configurar como uma ameaça, que faz com que você se sinta profundamente ameaçada, com medo, insegura, disposta a fazer exatamente o que ela pede, ainda que totalmente contrariada e triste consigo mesma!
Pois é. tem gente que sabe conduzir os acontecimentos, as conversas e até mesmo o silêncio a fim de conseguir o que deseja. São os chamados de manipuladores. Pessoas geralmente admiráveis, envolventes, de grande inteligência e sutileza.
E se você já se pegou caindo na armadilha de uma pessoa manipuladora, se já se descobriu triste, cansada, insatisfeita e frustrada por se dar conta de que não estava vivendo a sua vida como gostaria, de que mais se parecia com um fantoche nas mãos de quem insiste em dizer que a ama, preciso lhe contar "o outro lado da moeda".
Por mais que a gente queira rotular a pessoa manipuladora de algoz e a pessoa manipulada de vítima, o melhor mesmo é que a gente rasgue esses rótulos o quanto antes e acabe com eles. Porque só assim a pessoa manipuladora terá alguma chance de reverter essa situação e se tornar livre de uma vez por todas!
É o seguinte: um manipulador só existe quando existe também alguém que se deixa manipular. Prestou atenção? Se alguém o está manipulando e o conduzindo a fazer coisas que você não quer, é porque você está permitindo. Você está dando autorização para que outra pessoa dirija a sua história.
E por mais que a gente saiba que pessoas manipuladoras podem realmente ser muito ardilosas, só tem uma pessoa que pode parar o manipulador da sua vida: você! Ninguém mais pode fazer isso! Só você! E é exatamente por isso que se descobrir nesta situação é a melhor coisa que pode acontecer na vida de um manipulado.
É somente quando você se dá conta de que está se deixando manipular por outra pessoa que pode parar de deixar. É neste momento que as rédeas da sua vida aparecem bem na sua frente, diante dos seus olhos, prontas para serem retomadas por você!
E aí? O que você vai fazer? Passar a vida toda se lamentando e se colocando no lugar de coitadinha, vítima, frágil ou, pior, boazinha o bastante para fazer tudo o que outro quer? Vai continuar contando essa historinha triste, de que não aguenta mais ser tratada dessa forma, só para parecer mártir ou digna de pena?
Já basta, não? É hora de, passo a passo, dia após dia, reencontrar seus limites, recolocar-se na sua própria vida. Quase 100% das vezes, o manipulador começa a murchar assim que o manipulado para de se deixar manipular! Talvez não da primeira nem da segunda vez, mas basta insistir para que ele perceba que não existe mais espaço para esse jogo!
Coragem, porque a vida pode ser bem mais do que uma prisão. E você certamente não nasceu pra ser mera vítima de um suposto grande amor. Se quer mesmo viver um grande amor, terá de se colocar, terá de escolher o lugar que quer ocupar e, sobretudo, terá de se sentir merecedora de um grande amor. Caso contrário, vai desperdiçar sua história aceitando um papel sem graça e sem nome. Sem o seu nome!