Perigo: 3 sinais de que um relacionamento é abusivo!
por Rosana Braga em Almas GêmeasAtualizado em 08/04/2020 11:35:26
Você começa um relacionamento e parece que vai tudo muito bem, obrigada! De repente, como se fizesse parte da intensidade da paixão ou de algum tipo de mal entendido, um rompante inesperado e destemperado acontece.
Por alguma situação qualquer, o outro reage de maneira exagerada e extrema, assustando você de um jeito alarmante. Ou talvez faça uma chantagem emocional daquelas que você não consegue ficar indiferente e se sente seu coração trincar. E embora talvez peça desculpas depois, a situação desproporcional e descabida se repete. E se repete de novo.
Chega um momento em que você já não sabe se o que está vivendo no seu relacionamento é algo realmente estranho, perigoso e inadmissível ou se você está fazendo algo para provocar no outro tamanha irritação, agressividade e até violência.
Algumas pessoas talvez tentem te avisar. Outras apenas assistem às cenas com um silêncio constrangido e indignado. Mas o fato é que você já perdeu a noção do bom senso. Sente que tem algo que machuca, sangra e dói dentro de você, mas não sabe como reagir ou o que fazer para se livrar dessa dinâmica tão destrutiva.
Cuidado! Muito provavelmente você está vivendo um relacionamento abusivo! E abuso psicológico, de uma forma que pode confundir o abusado, também despedaça, destrói e deixa marcas. E pode terminar muito, muito mal.
Portanto, observe se alguns desses sinais fazem parte do seu relacionamento, ainda que seja de forma esporádica.
1- O outro aumenta o tom de voz, usa palavras pesadas, ofende você e faz acusações sem fundamento real? Ele te expõe, te constrange e te ameaça? Faz você se sentir culpada por algo que você não fez? Faz você duvidar de suas próprias convicções? Sim, isso é abuso psicológico!
2- Num momento seguinte, ele se mostra completamente arrependido, chora e pede perdão? Jura que isso nunca mais vai se repetir e se justifica dizendo que só fez o que fez e disse o que disse porque te ama demais e não sabe o que fazer só de pensar em te perder? Sim, isso é abuso psicológico!
3- O outro faz comentários sobre você, seu corpo, seu trabalho e sua performance na vida que diminuem seu valor? Constantemente, dá a entender que você é uma pessoa incapaz, feia, burra, egoísta, entre outros adjetivos que submetem e humilham você? Sim, isso é abuso psicológico!
Talvez você reaja e grite também. Ou talvez você se ressinta profundamente e não consiga conter as lágrimas. Ou ainda talvez você fique tão indignada que paralise, em silêncio, sem saber o que fazer.
Mas o fato é que as consequências podem ser desastrosas se você não conseguir se posicionar e colocar limites. Se não acabar com aquilo que está acabando com você!
Não sabe como? No meu livro OUTONO NA GRÉCIA, conto a história da Bárbara, uma mulher que viveu uma relação abusiva e agora tenta resgatar sua autoestima e voltar a acreditar que é possível ser feliz na vida e no amor.
Ela começa uma jornada de autoconhecimento através das deusas da mitologia grega. Conta com a ajuda de seus melhores amigos. Revê suas relações familiares e ressignifica seu passado, até que decide viajar para a Grécia e se conectar com sua Afrodite.
A partir daí, toda sua vida se encaixa e ganha um novo e surpreendente sentido. Ela conhece Leo, fotógrafo e terapeuta tântrico, com quem se permite viver uma história de amor completamente nova, diferente e surpreendente. Mas logo se dá conta de que isso só foi possível porque ela estava diferente. Porque ela aprendeu a se colocar e a conquistar o outro sendo quem ela desejava ser.
link aqui e saiba mais! O livro está realmente imperdível!