Menu
Somos Todos UM - Home

Preciso dizer sim, apesar de toda lógica que possa haver no não...

Preciso dizer sim, apesar de toda lógica que possa haver no não... por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 30/09/2005 12:13:20


A questão foi levantada. Todo mundo fala nisso! Parece-me que o grupo do “não” está mais empenhado em convencer o grupo do “sim” a mudar de idéia. Seus argumentos têm certa lógica, mas a meu ver, parcial, duvidosa e incoerente.

Estou falando do desarmamento. Em primeiro lugar, quero lembrar que nem o “sim” e nem o “não” nos dá garantia alguma. E depois, contar que, coincidência ou não, no livro que acabo de lançar - Alma Gêmea, Segredos de um Encontro - o 9º capítulo se chama “Use ferramentas em vez de armas”.

Claro que no livro não faço nenhum paralelo com o referendo pelo qual passaremos este mês. Falo de relações afetivas, amor e encontros entre almas; mas me chamou a atenção o quanto as armas estão por toda parte, inclusive nas relações de amor, ainda que eu não esteja falando exatamente das de fogo. O fato é que armas são sempre precursoras de morte, destruição, lágrimas, dores, tristeza e nenhuma solução.

Nunca acreditei que as armas pudessem nos proteger de algo ruim. Já fui assaltada à mão armada por três vezes e embora nenhuma bala tenha sido disparada contra mim (nunca reagi!) senti de perto o quanto essa situação nos deixa impotentes; o quanto a iminência da morte mexe com todos os nossos conceitos e percepções acerca da vida.

Reflexão, medo, raiva, revolta, entre outros sentimentos sacodem nosso espírito numa tentativa desesperada de nos acordar! Mas acordar para o quê?!? Creio que a resposta seja pessoal e, ao mesmo tempo, coletiva. Afinal, somos todos um!

Quanto ao desarmamento, depois de longa análise fica-me a única certeza de que quanto menos armas, menos mortes. Isso sim, para mim, é bem mais lógico; aliás, é matemático.

As pesquisas revelam que as mortes acontecem com mais incidência quando as vítimas reagem. Sabemos que os ladrões não decidem se assaltam ou não de acordo com a possibilidade de a vítima estar armada. No mais, a surpresa é sempre de quem é abordado e não de quem planejou a ação.

Apesar disso tudo, ninguém poderia afirmar que o desarmamento diminuiria o número de assaltos, mas certamente diminuiria o número de pessoas atingidas por balas disparadas durante segundos de tensão, reação, medo e raiva.

Não escrevo para convencer aqueles que acreditam no “não-desarmamento”; mas não poderia ficar alheia àquilo em que acredito. Também não desejo transformar a questão em apologia, utopia ou idealismo, mas me surpreendo com tanta adesão ao “não” entre pessoas que vivem fazendo passeatas, divulgando mensagens e mobilizações pela paz e, no momento em que podem decidir se realmente querem a paz, optam pelas armas.

A despeito de qualquer lógica, qualquer justificativa e qualquer argumento, definitivamente não poderá existir paz enquanto nosso lema for “olho por olho, dente por dente”. Se os ladrões têm armas é porque, infelizmente, fizeram esta escolha para suas vidas. Mas e nós? Qual é a nossa escolha? Será que são os que matam que determinam quem devemos ser e como devemos agir? Se você tem arma, fico me perguntando qual é a coerência que existe nisso, já que você veste branco pela paz, sai às ruas pela paz, repassa mensagens pela paz e diz que deseja a paz...

Sei que não é fácil optar. Entretanto, serei coerente com minhas convicções e votarei pelo “sim”, na esperança de que um dia as armas sejam todas trocadas por atitudes bem mais humanas e bem menos radicais. Porque mesmo que você continue certo de que deve votar pelo “não” (e as diferenças devem ser respeitadas!), aposto que é somente sem armas que pode haver alguma chance de amor...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa