Qual é o próximo passo?
por Rosana Braga em Almas GêmeasAtualizado em 22/07/2005 11:37:31
Não importa. Realmente não tem importância, simplesmente porque o próximo passo não existe. É uma ilusão. Um desejo impossível que a gente insiste em alimentar de prever a vida e os sentimentos.
O único passo que existe de fato é este, exatamente este que você está dando agora, neste momento. Todo passo é uma escolha. É uma ação numa direção específica, seja ela consciente ou não.
Quando você tenta prever qual é o próximo, imediatamente perde a essência do passo presente, do passo atual, do único que pode verdadeiramente fazer alguma diferença no seu destino.
Então, se realmente você sentir necessidade de se fazer alguma pergunta, que esta seja: o que eu desejo agora? Não amanhã, não daqui a pouco. Agora! Ou melhor, se em algum momento você se sentir perdido, confuso, com a impressão de que está paralisado, sem ter noção de para onde deseja seguir nesta busca por qualquer que seja o seu objetivo, apenas reflita sobre seus sentimentos, seu coração.
Entre em contato com o que há em você de mais genuíno. Desconsidere os obstáculos neste momento. Apenas sinta. Apenas deixe fluir e perceba o que vem... É bem provável que, a esta altura, você já saiba o que quer fazer, onde deseja chegar.
Sei que isso nem sempre basta. Sei que saber e sentir, muitas vezes, não é o suficiente para que você se sinta pronto para seguir adiante.
Tem as inseguranças. Não saber do outro é, geralmente, uma das maiores. A gente gostaria mesmo de fazer escolhas e tomar atitudes sabendo que o outro nos acolherá. Mas em alguns casos, não sabemos. Temos de arriscar e ver no que dá.
Olha só... não estou falando de situações em que a gente já sabe, bem lá no fundo, que não vai dar certo, que não é a hora, nem a pessoa, nem o lugar. A gente sabe quando não deve, quando é melhor parar, esperar ou até mudar radicalmente de direção.
Por isso, quando eu sugiro que você consulte seu coração, não é para encontrar uma justificativa para situações que você já sabe que não deve mais tentar. Falo de situações em que todas as possibilidades existem, especialmente o “sim”.
Enfim, dar o próximo passo, seja em direção a uma relação que ainda nem começou, seja dentro de uma relação que já se estabeleceu há muito tempo, vai depender única e exclusivamente do passo em que você está agora.
Concentre-se nele. Sinta tudo o que está acontecendo... e observe os sinais que a vida está te dando. Não lute contra. Aceite, observe. E, assim, confiante de que está inteiro neste passo, o próximo virá e você jamais saberá quando terminou o anterior e começou o que parecia ser o ‘próximo’...
Mais do que o tempo ou a ordem dos acontecimentos, é o quanto você se entrega a cada instante que vai fazer o amor valer a pena em sua vida... ou não!