Menu

Você age sem pensar ou pensa demais e não age?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:19


Por mais estranho que pareça, o que mais tem é gente nesses extremos. Ou faz e só depois pensa. E em geral se arrepende. Ou pensa tanto, mas tanto, que não faz. Não sai do lugar. Não tenta. Não arrisca.

Qual o certo? É o seu certo! Isso mesmo! O que é certo para você do mais profundo do seu ser?

Arrisco dizer que o que mais abre espaço para resultados satisfatórios é aprender a ouvir o coração. E, para ouvir, é preciso silêncio por algum tempo. Talvez alguns minutos, algumas horas. Talvez alguns dias. Mas não muitos dias. Tantos que a história desande.

Entrar em sintonia com a sua intuição, ou sabedoria interior, é o que lhe faz agir não pensando, mas sentindo, estando inteiro na experiência. Presente no acontecimento. Acordado para o aqui e agora.

Porque quando você age sem pensar, pode até estar sentindo, mas muito provavelmente é um sentimento precipitado, agitado, distorcido, embaçado. Pode até acertar, mas será muito mais por estatística do que por consciência.

E quando você pensa tanto que não faz, desperdiça vida. Atola-se no medo e passa seus dias derrapando. Injeta uma energia absurda, mas não sai do lugar. E cansa. E se frustra. E desanima. E, muitas vezes, desiste da felicidade que estava muito mais perto do que você acreditou.

Não é à toa que os grandes mestres de todos os tempos recomendam, sobretudo, respirar. Menos à toa ainda é o dito popular que sempre nos lembra: Tá nervoso? Respira fundo e conta até 10! Esse conselho é de uma sabedoria tão simples e tão eficiente, tão óbvia e tão cientificamente comprovável que muita gente ignora.

Porque o simples parece que descomplica. E que o tem de gente que só quer complicar e nem sabe o mundo está abarrotado! O complicado parece mais dramático. Cabe mais o lugar de vítima ou de herói. Só que gente-vítima é chata demais. E gente-herói é fake demais.

Nesses extremos, falta autenticidade. Falta espontaneidade. Falta essência e coração!

Então, chega de gastar energia por nada! Seja agindo desgovernadamente, seja pensando indefinidamente. É energia desperdiçada do mesmo jeito. Não conecta você ao que você pode viver de melhor, de mais transformador, de mais verdadeiro.

Portanto, seja lá o que for que precise decidir agora ou depois, apenas pare e respire profundamente. Em seguida, aprenda a se fazer a seguinte pergunta e ficar em silêncio para ouvir a sua resposta, aquela que vem de dentro, da sabedoria que veio instalada em você indubitavelmente:

"Se eu soubesse exatamente o que fazer, qual a melhor atitude a tomar, qual a escolha mais digna, qual a ação mais íntegra, o que exatamente eu faria?"

Relaxa, porque a resposta virá! E se estiver demorando muito, pode apostar que é você quem não está ouvindo por causa da zoeira interna que tem feito! Fale ainda mais baixo. Sussurre. Silencie. Medite. E ouça!

Quer saber quem você é na sua história de amor? Clique aqui e faça o teste!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa