Dor de amor? Eu tenho uma técnica!
por Rosana Braga em Almas GêmeasAtualizado em 08/04/2020 11:35:13
Você já viveu alguma grande perda? Daquelas que faz a gente se deitar na cama e soluçar até não aguentar mais e dormir? Daquelas que a gente tem a sensação de que a dor nunca vai passar, porque está maior do que conseguimos suportar?
O fato é que tristeza, sofrimento e dor, daquelas que chegam a bater no corpo de tanto que esmagam a alma e o coração, podem ser bem difíceis de lidar. Embora seja um sentimento invisível, intangível e sequer tem peso real, pode ser de uma força inexplicavelmente desastrosa.
E, apesar de ser assim, tão aparentemente insuportável, a verdade é que sim, podemos não só suportá-la, como também fazer dela um inacreditável aprendizado. Talvez até maior e melhor do que todos os aprendizados que tivemos na vida enquanto nos sentíamos alegres e distraídos.
Porque é isso que a dor nos traz de bom: foco. Foco na pergunta que grita desesperadamente dentro da gente: o que é que eu faço pra parar de doer? O que eu posso fazer pra voltar a ser feliz? Ou ao menos para compreender que a vida tem seu jeito todo particular de mostrar o que realmente importa?
Tenho uma técnica para isso! Uma técnica para lidar com a tristeza. Seja ela por quaisquer motivos. Mas, veja: tem uma condição! A pessoa tem de querer parar de doer. Porque a dor pode ser uma escolha, feita muitas vezes inconscientemente. A pessoa escolhe doer dia após dia porque isso rende a ela -por mais maluco que possa parecer- algum ganho que ela ainda não sabe como viver sem.
Então, se você está doendo e decide que quer parar de doer, eis a técnica! Não subestime o poder dela. Não a julgue ineficiente sem ao menos ter tentado. Aplique-a e observe os resultados.
Enfim, o segredo é viver um dia de cada vez. Mais do que isso: é viver uma hora de cada vez. Um minuto, um momento, um instante de cada vez. Atento! Acordado para o que está acontecendo ao seu redor. Acordado para o ritmo de sua própria respiração. Para o movimento de seus pés dando um passo. Um após o outro. Agora e depois e depois, até terminar esse dia.
É disso que se trata lidar com a dor! Somente esse dia. Somente essa hora. Somente esse minuto, esse exato segundo. Não para mergulhar ainda mais para dentro de sua tristeza. Mas para mergulhar profunda e inteiramente na vida que está acontecendo aqui e agora!
É abrir mão de qualquer orgulho, de qualquer arrogância, de qualquer ilusão sobre o que poderia ter sido, e simplesmente permitir que a vida flua através de você. Relaxe os músculos, inspire e expire profundamente. E deixe-se estar. Aqui e agora!
Ouça os sons ao seu redor. Apenas ouça. Sinta os cheiros. Observe os movimentos. Abra-se para os sabores e as cores. Não resista. Não se rebele. Apenas a vida. Apenas mais um passo, mais um instante, mais um ciclo de sua própria respiração no mundo. Aqui e agora!
E como se estivesse dentro de um longo túnel, sem conhecer o final dele e sem enxergar nenhuma luz, você segue adiante. Sem pensar em quantos passos ainda faltam até que o sol apareça. Sem pensar. Apenas mais um passo. Apenas ouvindo, sentindo, observando e indo.
E, de repente, você se dará conta de que é disso que se trata qualquer coisa que realmente valha a pena: um instante - aqui e agora! Um momento tão fugaz quanto capaz de construir o 'para sempre'. E sem desmoronar, a dor terá passado. Porque você assim escolheu. Não de um jeito fácil. Mas de um jeito simples, real e possível: vivendo um dia de cada vez!
Quer saber que tipo de amor você atrai? Clique aqui para fazer o teste!.