Isso não aconteceu com você...
por Rosana Braga em Almas GêmeasAtualizado em 28/03/2024 16:45:10
Quando a vida começa a complicar, a maioria de nós tende a se questionar "por que isso está acontecendo comigo?". Inclusive, temos a mania de julgar as pessoas e os acontecimentos como se isso ou aquilo não pudesse acontecer com fulano ou sicrano.
No entanto, enquanto insistimos na ilusão de que os problemas acontecem com a gente, perdemos a chance preciosa de sair do lugar de vítima. Desperdiçamos o aprendizado. Deixamos para trás a oportunidade de compreender qual era a lição daquele momento.
Não! A vida não acontece comigo ou com você! A desilusão amorosa não acontece com você! A dor de amor ou a perda de alguém querido não são experiências que acontecem com você! Tudo isso acontece sempre e felizmente "para" você!
É um presente! Um incrível e imperdível presente. E é sempre intransferível. Se aconteceu pra você é porque era mesmo pra você! É a sua hora. Você está pronto, aqui e agora, para viver esse desafio!
Pare de se lamentar, de reclamar e de se julgar menos merecedor das dores próprias do amor e da vida! Pare de se considerar menor que seus problemas. A gente nunca é! Nunca mesmo! Toda dor, toda perda e todo medo é um convite. Seja para amadurecer, para melhorar, para aprender ou para mudar. É um convite.
Mas se a gente insiste em enxergar como um castigo, então a vida se torna apenas e tão somente uma grande injustiça, um imenso e pesado 'por que?'. Perde o sentido. Não faz conexão com quem a gente tem sido, com os comportamentos e as escolhas que temos feito. E perdemos o fluxo do nosso destino. Nos perdemos dentro de nós mesmos.
Não quero dizer que a dor ou a perda seja uma experiência gostosa. Claro que não é. Mas também não concordo com frases e pensamentos que afirmam que a vida não é fácil mesmo. Não se trata da vida. Se trata da gente. De como você lida com as experiências.
Será mais e mais fácil quanto mais você compreender que não existem acasos ou injustiças. A vida é reflexo do que você pensa, sente, fala e faz. Nada mais do que isso. O que a torna difícil é essa mania que a gente tem de se comparar, de acreditar que a felicidade tem a ver com o lugar, a quantidade ou quaisquer outras características externas. Não tem.
Cada um está exatamente onde deveria. E vai chegar exatamente onde seus pensamentos, suas escolhas e, principalmente, suas ações o levar. E você vai chegar mais e mais longe quanto mais rapidamente compreender que o amor e a vida são portas que precisam ser abertas por você e por mais ninguém.
A sua experiência e os seus resultados estão diretamente relacionados com o quanto você se dá conta de que tudo, tudo mesmo, desde uma topada com um móvel ao acordar (acontecimento banal) até ganhar na loteria (acontecimento raro e desejado por muitos) acontece para você e não com você.
É esse entendimento - o de que é você quem decide internamente o que vai fazer com o que acontece externamente - que vai te fazer ganhar ou perder. Evoluir ou definhar. Sorrir ou chorar. Porque tudo de que você precisa para ser feliz está em você agora! Talvez escondido, talvez perdido, talvez sujo. mas está em você agora! E depende da sua decisão para ser encontrado e se tornar muito claro. Então, apenas se movimente e vá!