A vida é somente um sonho
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 22/09/2006 15:12:16
Eu nasci sob o signo de Peixes e, por natureza sou uma sonhadora! De fato, este signo zodiacal é regido pelo planeta Netuno, que em astrologia tem analogia simbólica com o onírico, o sonho, o devaneio, entre outras coisas.
A astrologia considera a natureza do planeta Netuno como sendo aquele que nos suaviza, e por essa razão ele é chamado de ‘solvente universal’! Bonito apelido, não é mesmo? Suavizar, solver, dissolver, esta é a ação deste planeta que nos conecta com nossos sonhos, nossas fantasias e ilusões. Os alquimistas empregavam a ação desse solvente universal em sua fórmula na busca do Ouro Filosófico. Em termos gerais, o planeta, sendo regente do signo de Peixes, nos conecta também com o Universo ‘lá fora’, com o Criador, com o Divino. É por causa disso que o olhar dos piscianos é um pouco desfocado, perdido no espaço! Aliás, o olhar do pisciano é o mais difícil de encarar, de fixar. Ele está sempre fugindo, como se estivesse procurando uma outra realidade que não essa, terrena.
A ação de Netuno, em sua energia mais densa, pode ser considerada muito ruim, pois, ao nos tirar da realidade, pode nos fazer cair num mundo paralelo, num mundo onde as ilusões levam as pessoas a usarem drogas, bebidas, aviltando-se e escravizando-se. Mas, quando sublimada, essa mesma energia em oitava superior, nos faz entrar no nirvana, nos conecta com Deus, com o Universo, produz o êxtase dos santos! Podemos escolher, então como queremos usá-la.
Em artigo publicado recentemente no site (O Brasil está doente?), eu abordava o fato de que a energia de Netuno está deixando as pessoas em nosso país mais apáticas, indiferentes, alheias à realidade. Apesar de tantos escândalos, as pessoas ‘não se ligam’! Isso acontece porque a oposição entre Netuno e Saturno - que estará ativa até agosto de 2007 - é muito nociva e de maneira geral não consegue ser vivenciada de forma positiva. Mas para nós, pessoalmente, em nossa vida diária, sua ação pode boa ou ruim, dependendo da forma com a qual enfrentamos o desafio de “correr atrás de nossos sonhos”!
Astrologicamente, os signos mais afetados por esse aspecto planetário são Aquário (onde se encontra Netuno) e Leão (onde se encontra Saturno) e menos intensamente também Touro e Escorpião por se encontrarem em quadratura com os dois.
O trânsito de Netuno sobre nossa carta natal parece querer nos levar a abandonar certos estilos de vida e certos valores pré-concebidos dos quais não precisamos mais. Ele nos torna mais receptivos, mais românticos e aumenta nossa sensibilidade psíquica, tornando-nos mais influenciáveis ao ambiente em que vivemos. À medida que Netuno transita numa Casa zodiacal, ele também pode nos tornar ‘cegos’ sobre os assuntos regidos por esta Casa específica. Estando o planeta no signo de Aquário (que é o signo das amizades) talvez precisaremos repensar a forma como encaramos os nossos amigos, como os vemos, que tipo de amigos somos e desejamos ser para os outros. O signo de Aquário é também o signo ligado aos ‘projetos futuros’. Portanto este é o momento ideal para analisarmos nossas fantasias e sonhos, nossos projetos de vida. A ação netuniana cria as ilusões e a ação saturnina nos faz cair na real. Então vamos pensar quais sonhos queremos realizar, aproveitando a energia aberta com o ingresso do Sol em Libra e a Lua Nova que coincide com o Ano Novo Judaico (Rosh Hashanah).
Agora, mais do que nunca, vamos ser chamados a encarar a realidade. Talvez muitos de vocês, como eu, sempre tiveram por perto pais ou educadores que os repreendiam por ser ‘muito sonhadores’. “Não seja um sonhador”, me diziam. “Você vive com a cabeça nas nuvens!”. Pois é, o que tem de ruim nisso?
Afinal, são os sonhadores que possuem a maior criatividade! Artistas de todas as artes, músicos e poetas, são todos gênios que aceitam sua imaginação sem culpa, e a traduzem para nós em obras de rara beleza. Que catástrofe teria sido se os pais deles os tivessem ‘castrado’, impedindo-os de criar! A imaginação nos permite visualizar aquilo que desejamos, imaginando um mundo melhor, com mais amor, mais caridade, mais compaixão, mais irmandade! Um mundo mais lindo, amigo e leal, sem fome nem miséria, onde todos os seres pudessem viver como no ‘Paraíso’! Essa é a idéia. Parece utópico, mas não é. Neste momento em que o mundo passa por um período de grande transformação é necessário que nós, que compartilhamos determinado modo de pensar, não abandonemos nossos sonhos!
Eu sinto essa desesperança, essa falta de ânimo, diariamente no meu consultório, quando as pessoas se queixam: “Estou cansado de correr atrás de sonhos que não consigo realizar” me dizem. Aqueles que ‘se dão bem na vida’ são os malandros, os safados, aqueles que estão com o dinheiro na mão! Pois é, face a tudo o que vemos e ouvimos na mídia não é difícil pensar assim. Mas não devemos nos cansar de sonhar, não devemos mudar nossos sonhos e nosso pensamento, pois o desejo da felicidade está em nosso DNA! Deus nos criou para sermos felizes, apesar dos obstáculos, apesar dos percalços. Eu acredito piamente que nós somos fruto da imaginação de Deus, fruto de seu sonho dourado! Ele imaginou seres ‘à sua imagem e semelhança’ e os criou, em sua imaginação, perfeitos e felizes. Portanto, como dizem os orientais, nós fazemos parte do sonho de Deus, já que tudo é Maya (Ilusão), nós também somos Maya. Será que iremos desapontá-Lo?
Na semana passada e na anterior preparei meus artigos para ajudar os leitores a fazerem as mudanças desejadas em sua vida, e essa semana podemos então começar a ‘dar forma’ aos nossos sonhos, aproveitando a energia criada no astral. Porém, para podermos criar nossos sonhos, devemos antes de tudo fazer uma limpeza em nosso subconsciente, aquele que guardou as censuras de nossos pais e educadores, aquele que guardou os exemplos de sucesso de pessoas distantes da espiritualidade. Quantas vezes nos deparamos com modelos de ‘pessoas bem sucedidas’ nos anúncios de TV? Esses modelos nos mostram pessoas vestidas com roupas de griffe, dirigindo carrões importados, gastando dinheiro em ilhas paradisíacas! Você já parou para pensar se esses artigos não são os maiores vilões de nossa sociedade, capazes que são de criarem as frustrações das pessoas comuns, daquelas que não dão tanta importância ao dinheiro, mas prezam o conforto, que não dão importância ao status social, mas apreciam a felicidade simples, que não dão importância à aparência, mas procuram as verdadeiras amizades baseadas nos sentimentos e emoções geradas em seus corações... Se mudássemos os parâmetros seriamos, sem dúvida, mais felizes. Então, podemos também parar para pensar: “Esse sonhos são realmente MEUS SONHOS?” Não seriam sonhos fabricados pela mídia da sociedade de consumo? De que precisamos realmente para sermos felizes?
Eu sempre reflito sobre o fato que não existiria um Van Gogh, um Dali, um Beethoven, um Mozart (e muitos, muitos outros) se os pais deles tivessem bloqueado sua imaginação! Saturno, o castrador, está inibindo a nossa nesse momento! Vamos vencer essa luta? Vamos trazer nossos sonhos para a realidade? Torná-los possíveis?
Vamos lá, então. De que serviriam as cores, os pinceis e as telas se Van Gogh não as pintasse? De que serviria nossa vida se nós não pudéssemos criá-la conforme nossa imaginação? Essa semana vamos visualizar nossos sonhos. Todos os dias. Escolha UM sonho, aquele que você quer realmente realizar. O mais importante para você. Não seja dispersivo. Pinte seu sonho com as mais belas cores, faça-o ‘real’ como um filme. Se você fizer isso direito a energia dessa semana o ajudará a realizá-lo. Sonhe em tudo o que você quer realizar nos próximos 12 meses, e depois escolha o mais importante para ser o foco dessa semana. Os exercícios de visualização que nossa colega Izabel Telles publicou no nosso site podem ajudá-lo nessa tarefa.
O Gênio Cabalístico que os ajudará nessa tarefa de conexão com a Luz Divina se chama: Vevuliah (ou Vehuliah), e é a 43ª Manifestação do Nome de Deus (veja o teste interativo da Cabala no nosso site). O Salmo para invocação dessa energia é o Salmo 87. O Versículo 14 diz: “Mas eu grito para Ti, o Senhor: minha prece chega a Ti pela manhã”.
“Eu uso esse Nome (pronunciar o nome do Gênio) para liberar a força de minha mente sobre a matéria, da minha alma sobre meu ego, e do campo espiritual sobre o físico. Meu objetivo não é renunciar ao mundo material, mas eliminar seu controle sobre mim para me tornar o verdadeiro capitão de meu próprio destino. Tudo se torna então possível. Amém”
Uma semana cheia de Luz para todos!
Conheça as Imagens Mentais