Apatia: Benefícios da Aromaterapia na falta de Desejo
por Márcia Cristina Fernandes em EspiritualidadeAtualizado em 02/09/2002 14:50:10
Sensação de desligamento, ausência de entusiasmo, entorpecimento e indolência, falta de interesse e fastio. Tudo o que você deseja é se jogar num sofá, não precisar falar com ninguém nem ter que se levantar dalí. As coisas ao redor estão sem colorido. Nada lhe chama a atenção. Sem energia e cansado para trabalhar, estudar, relacionar-se. O estado de tédio e inércia nos leva ao quadro de apatia que pode ser um sério prenuncio de uma depressão mais profunda se instaurando. Talvez você esteja desmotivado, vendo-se sem saída em sua rotina martirizante. “Tanto faz”, “pouco importa”, “deixa assim mesmo”, “tudo bem” são frases que refletem sua falta de vontade em participar ou atuar diante dos eventos da vida.
O fato é que por vezes incomoda estar assim. Há uma espécie de separaçõa do todo: mente quer, mas corpo não responde; emoção deseja, mas a mente se recusa acompanhar. Neste desequilíbrio, a apatia se instaura sinalizando que algo não vai bem. É preciso um empurrão para que se volte a ter interesse de conectar-se com a vida integral novamente.
No relacionamento sexual, a falta de desejo gera um desencontro no casal que acaba levando a desentendimentos, sentimento de rejeição, culpa e uma dúvida: Sou eu ou somos nós? Não ter mais vontade de ter relações sexuais implica que o AMOR acabou? O problema é meu, do outro ou nosso?
Neste estado apático, inventam-se desculpas para evitar o outro, ouve-se a cobrança do outro pela mudança de comportamento e não se tem a menor força para brigar.
Procurando achar o motivo desta situação, vamos ver como os óleos essencias podem auxiliar: A fadiga mental pode ser diluida através do uso de óleos estimulantes e clareadores da energia mental tal como Rosemary (Alecrim) ou Peppermint (Hortelã-pimenta).
O Juniper (Zimbro) ajuda no estado desligado de falta de interesse geral. É um purificador daquela energia pesada que fica implantada no corpo astral. O Lemon (Limão) também anima e eleva o ânimo, especialmente de quem precisa fazer um trabalho intelectual ou de que manteve um estado de desânimo de longa data e chegou até a fazer um resfiado ou gripe respondendo a uma baixa imunológica.
O Geranium (Gerânio) atua como um equilibrador das emoções e permite aconchegar o relacionamento a dois.
Cada caso advém de diversas razões. Mas é preciso soprar a nuvem densa e pesada para que se possa enxergar de novo beleza na vida.