Começar de novo: isso é possível?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 27/11/2008 17:25:13
Quantas vezes já vimos cenas terríveis como aquelas da inundação em Santa Catarina, onde famílias inteiras são dizimadas ou perdem todos os pertences e ouvimos algumas pessoas dizerem: “Perdi tudo, preciso recomeçar tudo de novo”?
Como farão essas pessoas a encontrar a força de recomeçar? Onde encontrarão o ânimo para poder dar ‘a volta por cima’ deixando para trás tudo aquilo que construíram? Neste caso e em muitos outros, onde as desgraças improvisas se abatem sobre inteiras populações, ou sobre famílias inteiras, vimos surgirem pessoas de coragem que conseguem não somente dar a volta por cima, mas também ajudar os outros a se levantar, e fazem isso com um sentimento incrível de generosidade. De onde vem essa força? Eu tenho por mim que essas são pessoas ‘escolhidas’! A meu ver os escolhidos não são aqueles que parecem bem sucedidos, que estão sempre por cima, que tem poder e riqueza, - tão valorizados em nossa sociedade materialista - mas são aqueles que conseguem demonstrar o calor humano, oferecer um ombro amigo, estender a mão e arregaçar as mangas para ajudar alguém a se levantar num momento de crise! Esse são os escolhidos. Na realidade trata-se de pessoas que possuem certamente um ‘coração de ouro’, pessoas que através das várias reencarnações adquiriram uma consciência humana tão desenvolvida que conseguem pensar no ‘outro’ antes de pensar em si mesmos.
Neste momento, toda a humanidade está atravessando um período crucial onde os paradigmas herdados do passado estão ruindo e é necessário ‘recomeçar de novo’. Será necessária uma volta ao passado para buscar a sabedoria há muito tempo abandonada e depois, à luz destes conhecimentos antigos, será necessária uma reformulação de conceitos e atitudes visando a sobrevivência da humanidade. Se um sentimento de pânico pode ser sentindo em alguns noticiários mais pessimistas (ou talvez simplesmente realistas) não devemos esquecer que, face às dificuldades, nem todos reagem da mesma maneira. Em astrologia cabalística consideramos Saturno como o Rei da Consciência: eu costumo dizer aos meus clientes que quanto mais Saturno aparece em destaque no nosso Mapa Natal quanto maior será nossa responsabilidade nesta encarnação. Se ele estiver em retrogradação, podemos concluir que, em encarnações passadas, talvez tenhamos sido irresponsáveis e pouco solidários com as outras pessoas, que fomos egoístas e não conseguimos pensar a não ser em nosso próprio umbigo. Se Saturno ainda por cima faz um aspecto com nosso Sol, podemos ter certeza de que, no passado, agimos como pequenos déspotas nos importando somente com nosso bem-estar. Atualmente a oposição entre Saturno e Urano, sobre a qual já falei em vários artigos aqui publicados, estará nos obrigando a enfrentar essa questão da ‘responsabilidade social’. Eu costumo comparar Saturno ao grilo da fábula de Pinocchio (ou Pinóquio). O grilo falante da fábula representa a consciência que lembra a Pinocchio suas obrigações, para com o pai (família), com a sociedade (responsabilidade), e consigo mesmo (educação e desenvolvimento). Somente quando Pinocchio terá assumido inteiramente a responsabilidade de seus atos, escutando a voz de sua consciência, se tornará ‘um menino de verdade’ Ele não poderá então continuar a se comportar como uma marionete de madeira deixando que seu destino seja manipulado pelos outros, ou receberá os ‘castigos’ merecidos. Pinocchio então acabará evoluindo através do castigo, através da dor, através do sofrimento. A fábula nos conta que ele passará ‘poucas e boas’ até se tornar um menino ‘de verdade’!
Refletindo sobre as transformações profundas que devemos começar a fazer em nosso comportamento desde já, a fim de nos inserirmos como agentes nesta nova sociedade que a Era de Aquário está fazendo surgir, podemos nos perguntar se nós também, estamos agindo como marionetes, manipulados pela mídia, pela sociedade de consumo, pelo apelo materialista do desejo egoísta, ou se, pelo contrário, estamos aos poucos nos inserindo neste Novo Mundo que surge sob nossos olhos de forma consciente. A meu ver ‘os castigos’ aos quais a humanidade está sendo submetida, são advertências do Céu e, enquanto ainda é tempo, poderemos mudar o paradigma. Mas o tempo urge: Urano nos pressiona! Temos a impressão que o tempo nos é roubado, que o tempo voa, e devemos encontrar os caminhos rapidamente, caso contrário será tarde demais.
Mesmo aqueles que passaram ou estão passando por momentos difíceis, cruciais, ou até dramáticos, podem fazer essa mutação. Todos têm dentro de si uma força vital que se conecta diretamente com a Luz. E somente a Luz Infinita poderá nos guiar de forma a encontrar as respostas necessárias para a superação deste período de crise. A meu ver, a solidariedade, a fraternidade, a generosidade e a compaixão serão nossas melhores armas. Essas podem ser qualidades muitas vezes desprezadas, mas eu vejo todos os dias diante de meus olhos que essas pessoas existem e que são elas que fazem a diferença.
Portanto, se você está no fundo do poço, se está passando por um momento de crise profunda, se está perdido e sem esperança, lembre-se: conecte-se com a Luz que está dentro de si e ela guiará seus passos. Este mês de Sagitário é chamado pelos cabalistas de mês de Kislev, ou mês dos milagres. Esse é um tempo em que você pode mudar seu modelo de ação ordinário para criar seus próprios milagres. No entanto, para que o milagre aconteça, você precisa ‘despertar a consciência’. O Zohar (livro sagrado da doutrina judaica) afirma que tudo o que existe é milagre. Ou seja, a manifestação da Luz do Criador é simplesmente ‘o milagre’. No entanto o despertar da consciência é para poucos: muitos vivem adormecidos ou vivem como ‘pinocchios’! Para criar milagres precisamos nos conectar e assumir nossas próprias responsabilidades, reconhecê-las em cada ato, cada escolha, cada palavra que pronunciamos.
Essa semana vamos fazer esse pequeno esforço de transformação usando a força do nome sagrado do Gênio Cabalístico de nº 03: SITAEL. O Salmo de oração é o de nº 90, talvez o mais esotérico de todos os salmos.
Fixe as letras sagradas do nome em sua mente observando atentamente a figura abaixo: feche seus olhos e pense firmemente no milagre que você deseja e ore com fé! Acredite, milagres acontecem.
Leia também o artigo Você acredita em milagres? Já publicado no meu site.
Uma boa semana a todos!
São Paulo, 27 de Novembro de 2008