Netuno: Caos e Confusão... Será?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 11/08/2003 11:56:46
Porque os astrólogos ligam esse planeta ao caos e à confusão? Vamos primeiramente pensar na figura mitológica ligada a ele. Poseidon, para os gregos, Netuno, para os romanos, é o Deus do Mar. A ele atribui-se a regência do signo de Peixes, último dos doze signos zodiacais. A ele atribuímos também todos os vícios e todas as virtudes, sendo ele portanto considerado o planeta da “redenção” – especialmente pelos cabalistas - já que ele está no limite da realidade, - entre a matéria e o espírito - lá onde se divide a razão lógica da imaginação e da inspiração.
Ele é portanto o planeta do ‘invisível’, já que está envolvido numa nuvem de gás que impede que vejamos o seu solo. Pertence aos três planetas transpessoais, (Urano – Netuno – Plutão, planetas não visíveis a olho nu), aqueles que influenciam inteiras gerações, submetendo-as às suas influências do carma coletivo. Netuno transita durante aproximadamente 12 anos em cada signo (entre a marcha direta e retrógrada) e dependendo da Casa Natal onde está transitando provoca profundas modificações de ordem íntima e espiritual. Netuno é também chamado de ‘solvente’ pois ele dissolve tudo aquilo de que não precisamos mais dando-nos uma oportunidade para deixar para trás as fantasias que alimentamos inutilmente ou de refazer novos sonhos. A ilusão faz parte do ser humano e sem sonhos o que seria de nós?
Todos sabemos da importância que os sonhos tem para a expressão de nosso subconsciente, não é? Mas Netuno transforma as pessoas de forma insidiosa, e aqueles que possuem um caráter mais rígido ou controlador normalmente ficam pouco à vontade com um trânsito desse planeta.
À medida que o planeta transita numa casa zodiacal, ele pode nos deixar confusos sobre o caminho a seguir. Imaginemo-nos mergulhados no oceano, onde não existem indicações ou caminhos para serem seguidos! Como encontraríamos o caminho de casa? Como podemos nos comunicar nesse mundo silencioso e onde tudo é deformado aos nossos olhos pelo efeito da água?
Assim age esse planeta, alimentando nossa fantasia, criando ilusões de óticas, mas também trazendo um sentimento de culpa, a perda da esperança e uma falta de energia que pode nos deixar letárgicos e sem ação. Ele causa insônia, cansaço, incapacidade de nos concentrar, aumenta a ação de drogas e álcool, nos deixa perdidos, desvalidos.
Mas podemos compreender essa energia de forma positiva e usa-la para desenvolver a espiritualidade, a intuição; para compreender, finalmente, que não podemos viver somente no mundo material, que mesmo se nosso corpo físico parece ter limites bem definidos, os limites de nosso corpo espiritual não existem, já que fazem parte de um todo bem maior. Netuno rege a aura, os fluídos mediúnicos e o subconsciente, e ao passar sobre os ângulos de nosso Mapa nos dá a oportunidade de desenvolvermos esses dons de nosso corpo sutil e espiritual. Quando Netuno entra em contato com nossos planetas pessoais (o trânsito dura aproximadamente cinco anos), ele transforma de forma sutil a atuação do planeta atingido por ele.
Assim, se Netuno estiver afetando nosso Sol, teremos problemas com o nosso próprio ‘Eu’ perdendo a noção do que somos, do que fazemos e para onde vamos. É talvez o trânsito mais difícil de todos. Pode nos levar a consumir álcool e drogas, a ser indulgentes conosco e perder os limites do real e do correto.
Se Netuno entra em aspecto com nosso Vênus, serão os relacionamentos que irão mudar. Algumas pessoas perdem o interesse pelos relacionamentos amorosos físicos e preferem refugiar-se em fantasias ou ilusões. Relacionamentos utópicos ou espirituais... No entanto, em alguns casos, podemos nos apaixonar por alguém sem enxergar realmente por quem nos apaixonamos. E o efeito ‘Maya’ de Netuno entra em ação, criando um mundo imaginário.
Se Netuno forma um aspecto com a Lua do mapa natal, toda a sua resposta emocional pode ser transformada. Podemos perder a noção da auto-imagem que fabricamos, ou podemos perder ‘o contato’ com as pessoas, de forma física. Não significa realmente uma morte física mas uma transformação do real em irreal. São os conceitos e idéias, as ilusões e fantasias de nossa infância que estão mudando.
O trânsito entre Netuno e Mercúrio traz inspiração e fantasia à nossa mente, mas também pode modificar nossos sentidos. O gosto muda, o tato não é o mesmo, nosso olfato e até mesmo a audição são afetados pelo trânsito. É um trânsito magnífico mas também perigoso, e nesse caso, devemos tomar um cuidado especial especialmente no trânsito pois podemos não ouvir uma sirene, podemos não ver um carro que vem na contramão... enfim, podemos não enxergar o perigo. Nossa mente fica instável e no pior dos casos isso pode levar a devaneios e até a confusão mental e loucura. No menor dos casos, um pouco de esquecimento ou a perda de documentos ou chaves será o efeito mais grave.
Tudo depende de seu Mapa Natal e dos planetas e casas envolvidas no trânsito planetário.
Atualmente Netuno transita no signo de Aquário. Aquário é um signo do coletivo, das amizades e dos projetos futuros. Onde está esse signo em seu mapa natal? Como você está lidando com esse trânsito?
Na Cabala (Arvore da Vida) Netuno corresponde à Sefira Dahat, a Sefira invisível, indecifrável para a mente humana. É a Sefira do Conhecimento, mas não o conhecimento da limitada mente humana, mas o conhecimento interior, da Iluminação.
Assim, a chave para compreendermos sua passagem pelo nosso mapa é essa: Abra-se para o mundo espiritual, busque o Conhecimento.