Do imponderável ao tangível, uma astrologia de resultados
por Marcia Mattos em AstrologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:04
A astrologia é uma ciência de símbolos, uma linguagem que permite decodificá-los construindo ligações que os aproximam de sua manifestação concreta. É um saber que estabelece relações entre os fenômenos celestes e os acontecimentos terrestres, portanto um campo de conhecimento de aplicações práticas e de resultados.
As pessoas procuram um astrólogo não só para autoconhecimento, desenvolvimento de seus potenciais, ou em busca de um sentido e orientação para a jornada de sua alma, mas também para esclarecer o que estaria indicado na carta natal do indivíduo, que muitas vezes procura um astrólogo com questões práticas e pontuais.
É impressionante a multiplicidade de temas de interesses e de informações que um astrólogo fornece em uma consulta e muitos assuntos de ordem prática são abordados, tais como: datas mais propícias para abrir uma empresa, segmento de mercado que a pessoa deveria explorar indicado por suas predisposições natais ou pelos ciclos planetários. Muitos estão interessados em questões sobre saúde, fertilização: data mais propícia para cirurgias eletivas. As aplicações são muito amplas. Há ainda a complexidade de duas pessoas envolvidas em um relacionamento, e a antecipação do final de uma crise ou ao contrário a chegada de alguma pessoa com tais e tais características, tudo isto faz parte do menu, do cardápio de uma consulta astrológica.
A aplicação da astrologia é tão abrangente que cada vez mais tem mais astrólogos especializados, onde se foca em um assunto específico: astrologia vocacional, empresarial, financeira, estudo de compatibilidades, astrologia comportamental, previsões, com metodologias customizadas e com grande precisão de resultados.
O tema fertilidade, por exemplo, ou fertilidade assistida, é uma questão contemporânea, onde a escolha de épocas mais favoráveis é fundamental para o êxito desse procedimento. O mesmo para intervenção cirúrgica, onde certos momentos tecnicamente escolhidos provaram ser mais eficazes do que outros. Há regras e métodos específicos para se chegar a essas conclusões. A área da saúde em geral é um dos pontos que as pessoas mais buscam na prática da astrologia. Nela se observa a existência de padrões planetários recorrentes, sincrônicos ao desencadeamento de desequilíbrio orgânico e psíquico, podendo a astrologia ser usada como ferramenta de auxilio de diagnóstico e de prognósticos, derivando daí algumas interconexões com a psicanálise.
Os negócios também são cada vez mais focalizados como tema de grande interesse. Existem vários "cases" na esfera de empreendedores e executivos que procuram um astrólogo para tomada de decisões em suas atividades empresariais. Desde a eleição da data de abertura ou início de algum empreendimento, até estratégias de compra e venda, além de, passando pelo RH, contratação de pessoal, adequação e melhor aproveitamento de talentos às suas funções. Igualmente, a escolha de local mais adequado para implantação e desenvolvimento das linhas de atividades da empresa.
Uma leitura do mapa astrológico é um poderoso instrumento de análise dos ciclos e de tendências coletivas comportamentais de um tempo, na moda, na arte, na política, nos sistemas econômicos, nas relações interpessoais. E também num nível bastante individual, permite o diagnóstico do momento atual de uma pessoa interessada em seu processo de desenvolvimento, pois estimula um olhar voltado para seus recursos próprios, auxilia e traz uma profunda e ampla reflexão sobre as verdadeiras motivações, crenças e valores. Assim a prática astrológica se torna hoje, por sua aplicabilidade, uma das mais completas e complexas ferramentas catalisadoras de decisões. Num tempo em que se percebe cada vez mais a importância do pensamento sistêmico, a Astrologia reconecta as raízes do conhecimento mais antigo com a vanguarda das tecnologias de ponta e nos faz perceber que pertencemos a um mundo de relações e interconexões, onde tudo faz parte do Todo, e o Todo é muito mais do que a soma das partes. Se faz vetor, um verdadeiro canal para as necessidades desse tempo, uma ponte entre o imponderável e o tangível.
Esses temas, entre muitos outros, serão abordados em profundidade, em outubro próximo no 14° Simpósio de Astrologia do SINARJ, por renomados profissionais com muitos anos de prática e detentores de muitas experiências para serem compartilhadas.
José Maria e Marcia Mattos