Eclipse Lunar Total
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 22/10/2004 15:23:35
27 / 28 de Outubro 2004
Entre a noite e a madrugada dos dias 27 e 28 de outubro, acontecerá o fenômeno da Lua Cheia de Escorpião e um Eclipse Total lunar que poderá ser observado em todo o Brasil e na América do Sul. Na realidade, a Lua estará transitando no signo de Touro e se oporá ao Sol que está no poderoso signo de Escorpião.
Um acontecimento astronômico como esse não pode ser negligenciado e como de hábito preparamos uma breve análise astrológica para nossa reflexão. O momento da lunação exata, em nosso país, acontecerá às 00h07’ do dia 28. Essa lunação coloca o Sol em Escorpião na Casa IV e a Lua na Casa 10. No Ascendente encontramos Câncer com o planeta Saturno. O Sol está em conjunção com Accrux e a Lua com Sheratan. Essas duas estrelas têm analogia com Júpiter (a primeira) e com Marte/Saturno (a segunda). A Lua no MC (Meio do Céu) do Mapa indica uma grande atuação da massa, do povo, que influenciará muito provavelmente o segundo turno das eleições municipais. É a vontade do povo que se manifesta. Em oposição encontramos o Sol na Casa IV, ou seja, os governantes que reinam em nossa “casa”. No Ascendente encontramos Saturno, o Deus do Tempo, que reivindica responsabilidade e seriedade nos assuntos domésticos.
As cerimônias da Lua Cheia serão particularmente poderosas, se estiverem em harmonia com essas energias planetárias, para podermos alinhar nossos chakras pessoais. De maneira particular os temas enfocados são aqueles relativos aos signos de Touro e de Escorpião e estarão atuantes pelos próximos seis meses, até o próximo eclipse.
O signo de Touro é regido pelo planeta Vênus, tradicionalmente relacionado com a beleza, a suavidade, as artes, o equilíbrio, o senso de justiça e a busca do equilíbrio. Vênus se relaciona, no nosso corpo físico, com o Terceiro Chakra, da Garganta, e com a glândula Timo, mas também se relaciona com o sentimento do amor e prazer, e tem conexão com o Quarto Chakra, o Cardíaco. Assim, podemos olhar no nosso Mapa Natal onde se encontra nosso planeta Vênus, e onde se encontra o signo de Touro e fazer esta analogia sobre a atuação desse planeta em nossa vida. Encontraremos assim uma fonte de informação para nossa meditação aproveitando este momento mágico em que a Luz lunar estará se apagando, como num piscar de olhos, para nos permitir uma interiorização, um “olhar para dentro”.
Quando a sombra da Terra torna a Lua completamente vermelha, estaremos mergulhando nas trevas de nossas emoções, no turbilhão de nossos sentimentos, e teremos uma ocasião ímpar de examinar nossos valores (as coisas que valorizamos), sejam eles físicos e materiais ou morais e espirituais. De fato, no signo de Escorpião encontramos a indicação para uma reflexão sobre os valores mais espirituais, destinados à sublimação da matéria e à elevação do espírito. Esse signo, regido por Plutão (e tendo co-regência de Marte) procura abrir as portas do subconsciente, nos elevando acima do físico, para nos fazer mergulhar no mais profundo de nossa psique, analisando o metafísico, manifestando nosso poder de transformação, “além da vida”. A energia de Plutão é uma energia de poder e de controle, de tenacidade e perspicácia, de força de caráter e de determinação; podemos aproveitar então para nos perguntarmos que tipo de controle praticmos sobre nós mesmos e sobre os outros, como exercemos nosso poder para manipular as pessoas, ou até nós mesmos, nossas ações e emoções. Aliás, coincidindo com o segundo turno das eleições municipais, talvez seja esse um bom momento para analisarmos com cuidado nossas escolhas: que tipo de governantes queremos para nos representar? Como é nossa relação com nosso chefe, nosso superior, enfim aquele que está acima de nós e representa o poder? Como nos sentimos em relação a esse poder de manipulação exercido sobre nós pela mídia? Muitos são os temas para reflexão. Existe um afastamento brutal entre a elite governante e o povo. O povo - Lua - que no momento do eclipse está “em alta”, ou seja, elevado no céu, pode exercer então seu poder, castigando os maus governantes, que manipulam, que roubam, que corrompem e são corrompidos. A importância da presença de Saturno no Ascendente do Eclipse nos oferece uma excelente ocasião para tratarmos de nossos assuntos domésticos com seriedade, seja a nível individual que coletivo.
O fenômeno do Eclipse parece nos indicar que é possível ‘enxergar com olhos fechados’, ou seja, que podemos ‘ver’ com os olhos do coração. De fato, quando fechamos os olhos nossas percepções sensoriais melhoram, já que o olho fechado parece permitir uma percepção maior através de outros sentidos: o tato, o gosto, o olfato, a audição, e ainda a sensação mais sutil que só é perceptível àqueles que são mais sensíveis do ponto de vista astral. E enquanto nossa alma sente, o espírito se eleva acima da matéria – Touro – para encontrar a sublimação na sua forma mais sutil e pura – Escorpião.
Esta é a seqüência do Eclipse no horário de Brasília:
INICIO 21:06 – fase penumbral
“ “.........22:14 – fase parcial
“ “.........23:23 – fase total
FIM ......00:45 – fase total
“ “ ........03:45 – fase penumbral
Vamos então fazer uma pequena cerimônia para nos conectar com essa energia:
Vamos acender uma vela para o Arcanjo Haniel – regente da energia de Vênus, e no momento do Eclipse, concentremos nosso pensamento e nossa intenção para conseguir a PAZ NO MUNDO, vamos pedir por justiça social, igualdade social e alívio para o sofrimento dos excluídos. Vamos pedir por prosperidade, saúde e paz em nossos lares e em nosso país. Vamos pedir para que aqueles que possuem muito possam repartir com aqueles que não possuem nada e que todos, unidos, elevem seu pensamento para a integração com o TODO. Afinal, SOMOSTODOSUM!
Ao final do eclipse, agradeçam o Arcanjo Haniel e rezem o Salmo 90, que nos protege e afasta os medos, e o Salmo 91 que é o mais espiritual dos salmos.
Salmo 90 e Salmo 91