Marte ingressa em Peixes
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 23/06/2003 12:07:03
No dia 18 de junho o planeta Marte ingressou no signo de Peixes, formando uma perigosa conjunção com o planeta Urano que já se encontra nesse signo desde o mês de abril. Em 27 de agosto ele estará, ainda em retrogradação, e formará uma linha reta com o Sol e a Terra, e chegará ao ponto mais próximo de nosso planeta nos últimos tempos. Há mais de 73 mil anos atrás ele chegou a aproximadamente 55 milhões de quilômetros da Terra. Agora ele chegará novamente a essa distância aproximada. Segundo os astrônomos, Marte também estará em seu periélio, ou seja, em seu ponto mais próximo do Sol. Ele irá se ‘incendiar’, literalmente! O periélio acontece a cada 15/17 anos aproximadamente. Nesse momento o Planeta Vermelho aparecerá bem maior aos nossos olhos. É por causa dessa aproximação que a NASA está enviando uma sonda espacial para explorar o seu solo.
Provavelmente o hemisfério norte terá um dos verões mais quentes dos últimos anos!
Marte é um planeta poderoso, violento e é ligado ao arquétipo do Rei Guerreiro Marte da mitologia grega. Ele trará para nós uma energia de destruição poderosa, ativando em nosso corpo as glândulas supra-renais que, ao produzir mais adrenalina, provocarão paixões violentas, exacerbando os instintos de defesa, as reações de medo e provocando muita agressividade nos seres humanos. As pessoas tornam-se iradas, raivosas, violentas, tornam-se mais agressivas e briguentas do que de costume e também muito, muito descontroladas. O descontrole emocional, o exagero nas ações e reações, é acentuado pela oposição que Marte forma com Júpiter, no signo de Leão. Além disso, Marte continuará sua conjunção com Urano, que também estará em oposição com Júpiter. A nível mundial, é um aspecto que indica ações de revoltas, rebeliões e guerras de todo tipo. (Ver nossas Previsões Mundiais para 2003). Não será um período de paz na Terra, como tanto desejamos!
Em nosso mapa natal, a área em que se encontra Marte em retrogradação poderá nos indicar em que área de nossa vida estaremos tomando decisões importantes e drásticas nesse período. Todos, em maior ou menor nível, temos em nosso interior um lado agressivo, guerreiro, que está sempre pronto a entrar em ação, seja para nos dar o impulso necessário a tomar novas iniciativas, seja para nos incitar a nos defender das agressões, seja para nos ajudar a encontrar motivos para mudar nossas atitudes, para nos liberar de relações difíceis e muito controladoras. De alguma forma estaremos todos no ponto de cisão, no ponto de ruptura, prontos para explodir de dentro para fora, como um vulcão há muito tempo adormecido. Sentiremos como que uma pressão que nos incitará a nos mover, tomar atitudes e decisões. Funcionará como um gatilho de disparo que dá início a uma explosão.
Marte encontra-se em Peixes, signo de Água, tradicionalmente ligado à Casa XII do zodíaco, onde encontramos analogia com o mundo das drogas, dos criminosos, dos loucos, dos sofredores e doentes, analogia também com o mar e os assuntos ligados ao mar e às águas, o mundo de Netuno. Ouviremos falar de complôs, escândalos (mesmo financeiros), descontrole nas epidemias, contaminações, intoxicações, poluição por gases e produtos químicos, enfim, todos assuntos ligados ao signo de Peixes.
Mas a nível pessoal, essa pode ser uma energia saudável se ela for bem compreendida pois nos incita a romper com velhos padrões, nos liberta de grilhões e amarras, para que possamos ir em busca de um novo objetivo de vida. Buscar novas terras para conquistar. Desbravar novos horizontes. O cuidado deve ser no sentido de não provocar ‘um grande estrago’ que poderá ser irreparável. Lembrem-se que toda a ação gera uma reação de igual intensidade!
Assim, podemos aproveitar a ativação de nosso fogo interior para estimular nossa criatividade e nossas idéias, mas devemos controlar nossas ações para que o fogo descontrolado não acabe queimando a casa inteira! O Fogo é o elemento ligado aos signos de ação, Áries, Leão e Sagitário. No tarôt, o Fogo é ligado ao Naipe de Paus e na Cabala encontra-se no mundo da Emanação, primeiro IOD do nome sagrado.
Usando positivamente a energia do fogo nos tornamos também criadores, pequenos deuses! Recriaremos nosso mundo, e podemos até mesmo começar a tomar as rédeas de nosso destino. Podemos aproveitar para fazer um belo fogo de lareira ou uma fogueira, e como exercício de meditação, observar a beleza das instáveis e fascinantes labaredas para tentarmos compreender essa maravilhosa energia criadora que nos dá a vida mas que ao mesmo tempo nos mostra quão difícil é manter a energia sob controle.