O caminho do meio
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 08/04/2020 11:34:54
No meu artigo da semana passada, refleti sobre o vício, ou melhor, sobre o fator astrológico que indica que uma pessoa esteja propensa a se tornar 'viciada'. Explicando melhor: por que alguém se torna dependente de algum tipo de droga ou compulsão? A posição de Netuno sobre o mapa natal, os aspectos que ele forma com outros planetas e alguns outros aspectos planetários (já mencionados no artigo) indicam uma inclinação para que a pessoa caia na condição de 'addicted', ou seja 'dependente'.
É certo, porém, que nem sempre as pessoas que possuem todos aqueles aspectos astrológicos no mapa natal se tornarão viciados. Por que isso acontece?
A meu ver é porque algumas pessoas canalizam a energia negativa -netuniana neste caso- de forma positiva e outros não. Alguns estão no caminho da evolução ainda sob o domínio do destino coletivo; outros já estão se preparando para exercer o livre-arbítrio no destino individual, mas ainda se encontram inconscientes deste destino; outros ainda já se encontram no rumo para desenvolver o seu destino consciente e deste modo alcançar a meta individual de evolução.
O estudo da Cabala e a interpretação da simbologia contida na Árvore da Vida nos oferecem uma fantástica ferramenta de autoconhecimento, da qual já falei em vários artigos anteriores. (Vocês podem ler sobre o assunto Cabala no meu site pessoal). Essa ferramenta pode nos ajudar a encontrar nosso caminho de evolução que, certamente, irá nos libertar das amarras do vício, de maneira a não cair nos opostos.
A Árvore da Vida contém vários caminhos de evolução e cada um de nós possui o seu próprio. Porém, o certo é que devemos nos manter, sempre que possível, no caminho do meio, ou seja, não devemos cair nos extremos para manter o equilíbrio da Árvore. O 'mundo dos desejos' nos mantém acorrentados e nos impede de evoluir espiritualmente. Certamente, nem todas as pessoas se dão conta desse aprisionamento de sua alma e vivem muito bem assim. E nem sempre são pessoas ruins, que fazem mal ao próximo! Muitas vezes, estas pessoas estão simplesmente no início de sua caminhada espiritual.
No entanto, outras pessoas se dão conta de que necessitam evoluir espiritualmente e um belo dia despertam (às vezes, esse impulso dura anos!) com uma urgência interior que os incita a iniciar estudos esotéricos, filosóficos ou espirituais.
A busca pelo caminho certo pode ser longa, difícil, mas, no final, o Guia Espiritual pessoal (ciente da sinceridade de seus propósitos) encaminha esta pessoa para o caminho certo. E, então, as portas do entendimento se abrem, os caminhos se tornam mais fáceis e tudo parece se encaixar, ter um sentido.
A Cabala nos ensina que este seria, então, o Caminho do Meio, ou seja, o Caminho que desperta em nós a Consciência Crística.
No desenho acima, vemos três pilares contendo algumas esferas desenhadas. As esferas significam 'campos de energia' que se manifestam em maior ou menor grau de intensidade em nosso temperamento individual. Na seção Cabala do meu site, vocês poderão entender melhor o desenho acima em relação à Árvore da Vida.
- O Pilar da Esquerda é o da SEVERIDADE ou FORÇA, e representa a Atividade presente nas esferas de Hod (Mercúrio), Geburah (Marte) e Binah (Saturno).
- O Pilar da Direita é o da MISERICÓRDIA ou BELEZA e representa a Passividade, presente nas esferas de Netzah (Vênus), Hesed (Júpiter) e Hockmah (Urano).
- O Pilar central é o do EQUILÍBRIO ou SABEDORIA, (chamado também de Mansidão) é aquele do equilíbrio, presente nas esferas de Hesod (Lua), Tipheret (Sol), Netuno (Dahat - invisível) e Keter (Plutão).
Neste pilar central, encontramos uma esfera tracejada, a esfera de Netuno: o Conhecimento. Alguns cabalistas atribuem a esta esfera a energia de Plutão. Meu mestre de Cabala me ensinou que em certos períodos esses dois planetas 'trocam de lugar' ou seja, trocam sua atribuição para dar maior ou menor intensidade ao nosso 'Conhecimento'. É bem verdade que Plutão (este planeta-anão rebaixado pela astronomia) tem um enorme poder no inconsciente coletivo e ainda não está completamente desvendado; porém, a energia de Plutão é menos mística do que a de Netuno e mais metafísica também. Por isso, em minha opinião, Plutão se relaciona melhor com a Energia de Keter, a Coroa, já que, até agora, é o último planeta visível e catalogado de nosso sistema solar. Mas este é outro raciocínio. Voltemos a Netuno.
Netuno é posicionado no Caminho do Meio para nos indicar que é o Conhecimento (com C maiúsculo) que eleva nosso espírito diretamente para o Pai. O caminho da direita é o caminho dos artistas, dos criadores; o da esquerda é o caminho dos heróis, e o caminho do meio é aquele dos iluminados, sejam eles santos, avatares, lamas, ou simplesmente lideres espirituais. Este é o caminho do Equilíbrio, o caminho que nos livra dos vícios e que impede que nos tornemos escravos ou dependentes de nossos sentidos. Por essa razão, Netuno é considerado o planeta do 'vício e da virtude' e com ele não existe meio termo: quem está sob a influência deste planeta precisa evoluir espiritualmente, caso contrário cairá nas mais perigosas armadilhas.
Convido a todos os leitores a lerem os artigos sobre Cabala no meu site pessoal (no link abaixo indicado). Escrevam suas opiniões por email, compartilhem suas experiências pessoais comigo.
Desejo a todos uma semana de Equilíbrio e Harmonia!
São Paulo, 3 de novembro de 2010