Procurando o Equilíbrio
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 02/10/2008 17:36:38
Vocês já viram um equilibrista andando sobre uma corda bamba? Quando vejo um desses artistas que se deslocam sobre uma corda, lá nas alturas, colocando pé diante de pé, olhos fixos sobre sua meta, sempre penso no caminho da vida! Sim, no caminho da vida. Somos, todos nós, equilibristas caminhando numa corda bamba e procurando chegar ao nosso destino. Mas este destino, essa meta, muitas vezes nos foge da vista, e preocupados que estamos em olhar para a corda com medo de cair, titubeamos e perdemos nossos objetivos!
Este mês em que o Sol transita no signo de Libra (ou Balança) podemos aproveitar para fazer uma reflexão sobre o que significa para nós procurar o ponto de equilíbrio. O signo de Libra se encontra exatamente sobre a linha do equador celeste e tem como signo oposto Áries, que inicia o ano zodiacal. No momento em que o Sol secciona a linha do equador celeste a 0º de Libra, inicia a Primavera no Hemisfério Sul e o Outono no Hemisfério Norte. (Leiam o artigo Começa a Primavera no STUM). Isso indica que o Sol estará espalhando seus raios com a mesma intensidade seja no Hemisfério Norte que no Hemisfério Sul, porém em movimento contrário. Verifica-se que neste período do ano, as temperaturas ficam muito parecidas nos dois hemisférios (em latitudes iguais, é claro!) e são parecidas também até as alternâncias entre dias secos e chuvosos, as súbitas ventanias, as inconstâncias de temperatura até que a primavera finalmente se instale e se estabilize. Portanto, estamos passando por aquele período de turbulência que caracteriza qualquer mudança.
O Ano Novo judaico se inicia sempre na primeira Lua Nova de Libra, indicando assim que o ser humano está em perfeita sincronicidade com o macrocosmo. A excitação que experimentamos quando começamos algo novo pode causar uma momentânea instabilidade, parecida com aquela oscilação do caminhar do equilibrista que nos deixa com o fôlego em suspenso, pois tememos sua queda. Mas o equilibrista sabe que precisa caminhar concentrado, que precisa andar devagar e mantém os braços abertos de maneira a obter uma extensão de si mesmo que o ajudará a chegar à sua meta. O equilibrista sabe superar as instabilidades e recuperar o seu centro, seu equilíbrio. Às vezes ele pára e oscila, mas logo se recupera. Alguns equilibristas carregam uma vara nas mãos, pois precisam de uma ajuda externa para manter seu equilíbrio. Observando seu caminhar sobre a corda, podemos fazer analogias para nosso caminhar na vida. Caminhamos na corda bamba, pé ante pé, perdemos às vezes nosso equilíbrio, ameaçamos cair, caímos eventualmente, levantamos e recomeçamos nossa caminhada; a vida não é assim como um caminhar na corda bamba? Para manter nosso equilíbrio e continuarmos nossa caminhada para alcançar nossa meta é necessário que as forças estejam equilibradas de ambos os lados, e por isso podemos e devemos abrir mão de todos os recursos que temos à disposição e até mesmo pedir uma ajuda externa. O nosso portal de autoconhecimento nasceu com essa meta: oferecer ajuda e informação para que nosso caminhar seja mais equilibrado e harmonioso. Para que alcancemos nossas metas!
Em minha viagem de férias à Itália, onde reencontrei após mais de dez anos os primos e primas com os quais cresci, percebi que de maneira geral eles têm dificuldade para buscar e conseguir esse tipo de ajuda quando estão necessitados. Eu não estou falando da ajuda da religião (essa, representada pelo domínio da Igreja Católica Apostólica Romana está até por demais presente), ou daquela ajuda que buscamos orando quando sentimos o chão nos faltar debaixo dos pés. Não, eu estou falando daquela ajuda que alcançamos através do autoconhecimento, do estudo do homem espiritual e de sua integração harmoniosa com o Todo. A procura do equilíbrio requer esforço pessoal e aplicação do aprendizado e deve ser o ponto primordial para nos sustentar em nossa caminhada. Somente assim alcançaremos nossos objetivos. Por essa razão penso que devemos lançar mão da busca interior que pode chegar até nós através de filosofias orientais, de terapias alternativas, de técnicas de meditação, de alimentação mais saudável, da eliminação dos medos e temores do inconsciente. E podemos pedir os conselhos de um psicólogo, de um terapeuta, de um astrólogo, de um numerólogo, enfim, não importa qual seja a ajuda externa à qual recorremos, todas essas ferramentas irão nos ajudar a superar os obstáculos, a ir adiante, firmes, mesmo quando a corda balança sob nossos pés! Recuperar o equilíbrio e recomeçar a caminhada mesmo após uma queda é muito difícil, mas é possível.
Percebo que quando um cliente recorre a mim uma vez, ele acaba retornando cada vez que tem uma dificuldade nova para superar. A ferramenta que lhe ofereci o ajudou da primeira vez e ele irá recorrer a ela sempre que precisar. Isso é muito bom e me gratifica, pois aumenta meu empenho em fazer meu trabalho cada vez melhor. Eu fiquei com pena ao constatar a ‘cegueira’ na qual estão mergulhados muitos de meus parentes no antigo continente! Eles são muito condicionados pelas antigas tradições e não conseguem a necessária abertura de mente para evoluir rapidamente. Eu não poderei ajudá-los, infelizmente, já que, em sua maioria eles não ‘acreditam’ na astrologia e muito menos em outras ’terapias alternativas’. Alguns me olhavam como um ET! Mas o que fazer? Dei-me conta que fiquei muito feliz em retornar ao Brasil, retornar entre pessoas que possuem essa abertura de mente, essa conexão com o Todo, essa abrangência de conhecimento que foge, em sua maioria, às limitações impostas por dogmas. O rumo do Brasil é aquariano!
Neste período em que, entre nós, a natureza desperta para essa nova estação, neste período em que o Sol transita em Libra, podemos procurar concentrar nossas ações para buscar nosso equilíbrio interior e alcançar nossas metas. Tenham fé, mas façam sua parte!
O Gênio cabalístico que nos ajuda a encontrar esse equilíbrio interior em conexão com a Luz é o de nº 07, Achaiah, que significa Deus Bom e Paciente. Seu Salmo de oração é o de nº 102.
Obrigada e uma boa semana a todos!