Qual é o propósito de minha vida?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:12
Quem nunca se fez essa pergunta? E por que os seres humanos têm necessidade de dar um sentido para a vida? Os animais não se fazem perguntas pois o propósito de sua existência não requer escolhas, a não ser aquelas de sua própria sobrevivência. Mas para os seres humanos não é assim, ou pelo mesmo não deveria ser. É bem verdade que muitos seres humanos vivem do mesmo modo que os animais, sem pensar no propósito da vida e, por essa razão, seguem o dia a dia simplesmente providenciando o necessário para a sua sobrevivência física. No entanto, aqueles que já se encontram no caminho da evolução por ter feito seu aprendizado ao longo das encarnações anteriores, sentem uma enorme necessidade de encontrar um propósito para a sua vida, que não seja somente material e necessário para a sua sobrevivência.
A Cabala nos ensina que encontramos o propósito de nossa vida quando começamos a sentir dentro de nós a necessidade de conhecer a razão de nossa existência, ou seja, quando começamos a perceber que se continuarmos a nos submeter às leis do mundo materialista, vivendo nosso dia a dia no 'piloto automático' não encontraremos a felicidade. Tenho certeza que essa busca faz parte da maioria das pessoas que leem semanalmente os artigos desse site e que se consultam com os colaboradores que aqui compartilham seus conhecimentos. Na Astrologia Cabalística, consideramos que o Cosmo (o plano espiritual) conspira para fazer nascer uma pessoa num determinado momento de forma a lhe transferir um DNA espiritual através das energias planetárias únicas daquela configuração astral. Por outro lado, sabemos que o DNA físico é transmitido através dos genes do pai e da mãe que deram origem ao novo ser humano e que este também foi pré-escolhido pelo espirito para o cumprimento de sua missão terrena.
A Astrologia Tradicional é muito diferente da Astrologia Cabalística: a primeira é determinista e fornece pouca informação sobre a missão de vida do novo ser. A Astrologia Cabalística, ao estudar o Mapa Natal da pessoa, fornece informações preciosas sobre o propósito da encarnação atual e permite que a pessoa faça as suas escolhas visando o desenvolvimento de seu Eu espiritual. No artigo da semana anterior, refleti sobre a possibilidade de sermos os arquitetos de nosso destino, aproveitando as energias canalizadas durante esse mês em que o Sol transita no signo de Leão, seu domicílio. A interpretação cabalística do Mapa Natal fornece informações preciosas de forma a fazermos algumas correções de rota e não perdermos a chance de evoluirmos na encarnação atual. O mundo espiritual e o mundo físico são interligados por elos sólidos e são ambos necessários devendo manter-se sempre em perfeito equilíbrio, como os pratos de uma balança. Qualquer desequilíbrio, para um lado ou para o outro, pode ser prejudicial ao nosso desenvolvimento.
Então, como podemos encontrar o propósito de nossa existência com a ajuda da Astrologia Cabalística? Nós somos feitos de uma parte Solar, ou Eu Espiritual, e outra parte Lunar, ou Ego Material. As configurações planetárias -planetas e estrelas- com seus aspectos favoráveis ou desfavoráveis representam os obstáculos e dificuldades, ou ainda ainda as facilidades que encontraremos em nosso caminho. O Céu do momento do nascimento é o Céu de nossa vida: O que está em cima é como o que está embaixo. Assim na Terra como no Céu, ensina a oração do Pai Nosso Católico. Amém! Mas quando dizemos "Amém" nos entregamos ao nosso destino 'traçado no céu' sem exercer nosso Livre-Arbítrio?
Se considerarmos que cada um de nós nasceu no momento adequado para a sua evolução espiritual e, portanto, recebeu a melhor oportunidade de ascender à Luz e de compartilhá-la (finalidade da nossa própria encarnação) então, devemos ter a chance de reavaliar as escolhas inadequadas feitas nas encarnações anteriores, corrigindo o rumo de nossas ações e superando as limitações eventuais que encontraremos no nosso caminho.
A Astrologia Cabalística nos ensina que, apesar de não lembrarmos exatamente das experiências vividas nas encarnações anteriores, encontramos no nosso Mapa Natal uma dica importante sobre a correção a ser efetuada na atual: aquela fornecida pela localização dos Nós Lunares (ou Nodos Lunares). Eles nos revelam quais escolhas fizemos no passado e, mais ainda, mostra quais escolhas devemos fazer atualmente! O cabalista chama essa 'dica astrológica' de Tikkun. O Tikkun identifica nossas fraquezas ou erros do passado; reconhece a bagagem trazida das vidas anteriores; evita os bloqueios e desvios de rotas e nos ajuda a afastar de nossa mente os medos que tanto nos impedem de progredir! Os nós não são planetas, mas são pontos celestes fictícios de interseção entre as órbitas da Terra ao redor do Sol e da órbita da Lua ao redor da Terra. Eles são diametralmente opostos.
O Nó Sul descreve toda a bagagem que trouxemos das encarnações anteriores, seja ela positiva que negativa.
O Nó Norte descreve o caminho ou correção que devemos empreender nessa encarnação para os alinharmos com a Luz.
Juntas elas são a chave de nossa autorrealização e nos ajudam a encontrar o propósito se nossa vida!
Vou dar um exemplo: se o seu Tikkun - o Nó Norte - se encontra no signo de Leão, quer dizer que, numa prévia encarnação, você vivenciou as experiências de Aquário. Portanto, você era uma pessoa individualista, se bem que importante e bem considerada, e trouxe em sua bagagem uma potencialidade de autoritarismo, criatividade, ambição e força de vontade. No entanto, você não foi um modelo de disciplina, rompendo com as regras estabelecidas e, por essa razão, nessa encarnação vai precisar ser disciplinado, respeitando as leis e as regras sociais. Um outro efeito desse Tikkun pode ocorrer na sua vida afetiva: em encarnações anteriores, você não se comprometeu seriamente nos relacionamentos por medo de ser abandonado e preferiu relacionamentos distantes e sem compromisso emocional. Nesta encarnação, precisará superar o medo do abandono e da rejeição, comprometendo-se com lealdade nos seus relacionamentos. Na precedente vida como aquariano, sua energia pode ter sido usada para defender causas nobres e justas, e essa deve ser sua bagagem positiva na encarnação atual; portanto, precisará evitar atitudes autoritárias, injustas ou desleais para com seus semelhantes. Você deve evitar agir com egoísmo, visando somente seu próprio bem-estar e aprender a compartilhar generosamente seus dons, materiais e espirituais, com seus semelhantes.
Que a Luz do Sol de Leão desça sobre nosso planeta para que reine a Harmonia, a Tolerância, a Paz e o Amor! Rezem pela Paz mundial. Uma boa semana a todos!