A essência da vida é insegurança
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 18/04/2020 17:49:30
O medo principal que acompanha o ser humano em sua jornada existencial é o da morte. Este temor está na raiz da maioria dos problemas emocionais que nos acompanham.
Por essa razão, buscamos, o tempo todo, evitar circunstâncias que façam com que nos sintamos inseguros e fragilizados.
Ocorre que a insegurança é a matéria essencial de que é constituída a existência, e não há como fugir dessa realidade.
É claro que existe uma dose necessária de cuidados que precisamos ter para não nos colocarmos em risco gratuitamente. O instinto de sobrevivência e autopreservação, é saudável e deve ser cultivado.
Porém, se nos entregarmos à obsessão da segurança absoluta, o resultado é que simplesmente deixaremos de viver.
Muitos medos são irracionais e fomentados pela mente, que sempre está tentando nos manter presos ao sentimento de ameaça.
É preciso que encontremos uma forma de nos manter no caminho do meio, ou seja, não agir de modo temerário e inconseqüente, nem deixar de vivenciar experiências que nos enriquecem, por causa do medo.
É necessário ter a consciência de que as intempéries estarão presentes, os imprevistos são sempre uma possibilidade e que por mais que desejemos, a segurança absoluta é impossível.
Mas isto não deve ser motivo para que deixemos de cultivar sonhos e objetivos. Aprender a viver na insegurança é o segredo para uma vida plena de significado.