Você é receptivo?
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:29
A receptividade consiste na qualidade de receber ou aceitar bem o que lhe é ofertado, seja qual for a qualidade dessa oferta.
Nem sempre a vida nos proporciona circunstâncias agradáveis, mas se tivermos desenvolvido nossa capacidade receptiva, seremos capazes de transmutá-las ou, se isto for impossível, aprender com elas.
Ser receptivo também significa não tentar agir para mudar as situações, mas esperar que a vida atue e envie sinais, para só então decidir qual caminho seguir.
Tomar iniciativas para forçar a realização dos objetivos pode, muitas vezes, significar imprudência. O melhor é aceitar as coisas como elas se apresentam e em seu ritmo próprio.
Por mais que alguns considerem a receptividade sinônimo de passividade ou apatia, ela na verdade constitui um símbolo de grande poder.
Somente aquele que confia plenamente no fluir incessante da vida, pode se permitir relaxar e se manter receptivo aos rumos que ela irá seguir.
È sinal de sabedoria praticar o que os orientais chamam de persistência pacífica. Ou seja, não desistir das metas, mas ser capaz de perseverar de modo sereno, alternando ação e espera de acordo com o momento.
As fases menos ativas devem ser utilizadas para avaliar os passos já dados e planejar os que se seguirão, assim que for possível.