A vida é um negócio que não cobre seus próprios custos

A vida é um negócio que não cobre seus próprios custos

Autor Rodolfo Fonseca

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 24/02/2025 11:20:26


A vida, com toda a sua complexidade e imprevisibilidade, é um investimento de altos riscos e baixas garantias. Essa afirmação ressoa como um lembrete brutal de que o existir está repleto de perdas, limitações e sacrifícios - e que o verdadeiro valor da existência não se mede em ganhos materiais ou em certezas, mas nas experiências vividas ao longo do caminho.

Ao ler mais um pouco das obras de Arthur Schopenhauer, me inspirei a escrever esse artigo, baseado em 5 pensamentos que, a principio podem parecer negativos, mas que na minha visão considero libertadores.
Quanto mais me aprofundo no conhecimento, mais percebo a extensão de minhas limitações, e, paradoxalmente, mais sofrimento sinto. No entanto, essa mesma consciência oferece a oportunidade de viver de forma que considero mais autêntica: ao aceitar que nem tudo está ao meu alcance, abro espaço para uma percepção mais profunda do meus objetivos e, as vezes, consigo transformar um pouco de sofrimento em força.
A verdade é que nossas vontades e desejos são moldados por forças que, praticamente SEMPRE, escapam ao nosso controle. "o homem pode fazer o que quer, mas não pode querer o que quer." ;-)

"Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo."

Quantas vezes deixamos de explorar novas ideias ou experiências por estarmos presos à nossa própria perspectiva limitada? Ao reconhecer que nosso entendimento é apenas uma fração da vastidão da realidade, podemos desafiar nossos próprios paradigmas e buscar constantemente expandir nosso horizonte. Esse exercício não é simples, mas é fundamental para romper com a inércia e abraçar a mudança.
Aqueles que vivenciam o estado que só existe na introspecção descobrem um terreno fértil para a descoberta e a sabedoria. É nesse isolamento, longe das distrações da vida cotidiana, que podemos enxergar nossos limites e, ao mesmo tempo, vislumbrar possibilidades de transcendência pessoal. "A solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes"

Cada fracasso, cada decepção e cada perda carregam as lições indispensáveis para meu crescimento. A vida, não se trata de evitar o sofrimento -pois em alguns assuntos ele é opcional- mas de aprender a reconhecer seu valor, transformando a dor em experiência e a desilusão em aprendizado. "é a perda que nos ensina sobre o valor das coisas."

Viver é investir em uma realidade que, por sua própria natureza, não garante absolutamente nada. Porém, é exatamente nesse risco e nessa incerteza que reside a beleza da existência.
Quando aceitamos que o conhecimento traz consigo tanto a liberdade quanto o sofrimento, e que a solidão, as limitações e as perdas são parte integrante de nossa jornada, encontramos a verdadeira liberdade: a liberdade de sermos autênticos e de transformarmos nossas cicatrizes em sabedoria.

Não há promessas, nem ganhos fáceis, mas sim entenda de que, mesmo na dor, há beleza e possibilidade de crescimento.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


ro
O Autor é co-fundador do Site Somos Todos UM
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também
Deixe seus comentários:





As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home