Adestramento X Educação
por Saul Brandalise Jr. em AutoconhecimentoAtualizado em 02/07/2021 14:10:50
Estávamos conversando, com empresários, sobre a necessidade de que as empresas se atualizem, em seus dogmas e valores, para a velocidade do século XXI.
Antigamente tínhamos que ter Manualização de Funções, Estrutura Piramidal, Auditoria Interna, Obediência e coisas assim, na formatação de uma Organização que buscava o Lucro.
Hoje é preciso que as pessoas que vivem, em qualquer tipo de Organização, se posicionem e atuem como verdadeiros proprietários. Por outro lado, os que mantém a posse dos ativos precisam saber remunerar adequadamente quem atua, com distribuição de lucros pois ele deve ser compartilhado com quem efetivamente contribui para a sua criação.
Assim, uma vida precisa ser bem analisada e jamais se buscar emprego. Precisamos atuar aonde nossa mente nos conduz. Desta forma não trabalhamos, mas sim executamos o que gostamos.
Quando discutíamos sobre estes valores empresariais um profissional de 21 anos disse:
"É melhor pedir desculpa do que permissão".
Fabian Ariel Bourscheidt Junior
Ele tem razão. Nas empresas atuais, que querem ter longevidade, as pessoas logo acrescentam o novo em seus valores e, a área de Pesquisa e Desenvolvimento está na frente de cada membro. Cada um precisa ter atitudes favoráveis ao novo.
"Buscapé", como brinco chamando Fabian Junior, tem razão na sua colocação. Hoje temos que incentivar a falha porque assim as pessoas decidem e caminham. Jamais criar crédito para o erro porque ele vem da falha repetida. Falhou...Corrija e pronto.
Quem decide não está infalível, mas se falhar buscando produzir objetivos, faz parte do "novo".
Portanto, Educar, criar o novo, exige novas posturas de quem tem a responsabilidade de criar educa + ação = EDUCAÇÃO e jamais fazer Adestramento, pois este é o padrinho da droga. Quem é ou foi adestrado, no mundo atual, não sabe decidir a seu favor. Tem medo. Só segue determinações e assim logo fica ultrapassado, sim ultra no passado...
As novas empresas exigem que a desculpa seja muito maior que a permissão. Ou que a desculpa ética seja soberana à obediência antiga.
Quem busca estabilidade de emprego está velho, antigo e fora da realidade da velocidade que as empresas precisam ter. Temos que nos atualizarmos e renovar frequentemente nossos valores, pensamentos e atitudes para ficarmos atuais.
Empresa que Educa, cresce, se atualiza.
Empresa que Adestra vive "ultra no passado". Logo fica desatualizada e antiga.
Cuide-se. Sei que nos veremos...