Crescer é um jogo arriscado
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:18
Todos nós aprendemos desde cedo a procurar segurança. E isto significa colecionar experiências que nos façam sentir confortáveis e nutridos física e emocionalmente.
Aos poucos, entretanto, a vida vai trazendo circunstâncias que nos tiram deste estado tão agradável e nos obrigam a conhecer o outro lado da moeda. Somos, então, desafiados a encarar a dor e o sofrimento, que podem ter origem em questões ligadas ao aspecto material da vida, ou em experiências emocionais como a perda e a rejeição.
Por maior que seja a resistência em aceitar a frustração de nossos desejos, é através destes desafios e obstáculos, que alcançamos crescimento, tanto emocional quanto espiritual.
As mudanças que estas situações nos obrigam a realizar internamente são extremamente valiosas. Aceitar a incerteza, o inesperado, o desconhecido, como parte essencial da jornada evolutiva, é um requisito essencial para que alcancemos a maturidade.
Após os sobressaltos iniciais, aos poucos vamos aprendendo a relaxar e navegar no rio da vida com uma confiança que somente o tempo e a persistência são capazes de construir.
"...Procure caminhos ainda não trilhados e navegue por mares ainda não navegados, porque isto é o caminho da vida.
Quando as mudanças começam a ocorrer, as pessoas ficam com medo.
Então, algumas vezes, elas se agarram às misérias, porque elas lhe parecem familiares.
...As pessoas tem que perder aquilo que conhecem. Tem que perder aquilo que já está em suas mãos, em troca de algo que ainda não está.
Na vida real não há nenhuma segurança, nenhuma promessa, nenhuma garantia,
exceto a certeza da morte. Esta é a beleza da vida, e é por isso que há tanta emoção.
A vida só é alcançada por um alto preço. O risco é o preço". Osho