Especial do Yoga
por Adília Belotti em AutoconhecimentoAtualizado em 13/05/2003 11:36:45
Surgido na Índia há cerca de 5.000 anos, o Yoga, é uma das mais antigas filosofias de que se tem registro. Embora seja tão antiga, só há pouco tempo o Ocidente passou a mergulhar mais a fundo nas fontes do conhecimento e tradição dessa prática.
Talvez o Yoga seja a prática que mais se aproxima do termo "holístico", tão em moda e, às vezes, tão erroneamente usado. O objetivo por trás das posturas é preparar você para uma verdadeira jornada de resgate à sua mais profunda essência.
A própria definição da palavra já revela: Yoga vem do sânscrito e significa união. Tanto entre corpo-mente-espírito, como entre a pessoa e o Divino. Segundo a definição do professor Hermógenes, um dos precursores do Yoga no Brasil e autor de vários livros, "Yoga é a recuperação da natureza divina do homem, muitas vezes perdida pelo dia-a-dia, a rotina e as preocupações com a sobrevivência". Ainda, segundo ele, "muitas vezes nos confundimos com a aparência e com aquilo que gostaríamos de ser. O Yoga nada mais é do que um exercício diário de práticas e filosofias para tentar descortinar a ignorância e abrir o acesso para nosso infinito poder. Porque enquanto a verdade liberta, a ignorância produz aflições e servidão".
Não pode se falar em Yoga sem citar Patânjali autor de Yoga Sutra, obra de referência para os yoguis. Nesse clássico do Yoga, escrito entre os séculos IV a.C. e VI d.C., Patânjali classificou e registrou os cinco principais estilos de Yoga:
- Raja Yoga (Yoga da paz espiritual),
- Jnana Yoga (Yoga do caminho filosófico),
- Karma Yoga (Yoga da ação),
- Bhakti Yoga (Yoga da renúncia) e
- Hatha Yoga (Yoga do corpo físico).