Faça as pazes com Você
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:29
Você está em harmonia consigo mesmo? Tem vivido num estado de equilíbrio interior ou, ao contrário, numa permanente guerra interna?
Se a resposta a esta pergunta for a segunda opção, você estará cada vez mais distante daquilo que se convencionou chamar de felicidade.
Quando não está bem consigo, o ser humano tem duas opções: suportar sua inquietação em silêncio ou - o que é mais comum - projetá-la sobre os demais.
A tensão interior gera uma permanente disposição para a luta, a disputa, a reação. Qualquer motivo, por mais irrelevante, será o detonador para que toda essa energia seja jogada para fora.
A única maneira de garantir a paz é que cada um se responsabilize por sua própria serenidade, ao invés de culpar os outros por seus conflitos internos.
Atirar a raiva sobre alguém pode até proporcionar um descanso momentâneo. Mas a questão é que internamente nada mudou, portanto, esse alívio será temporário.
A energia negativa da raiva, do ódio, da não aceitação de si, voltará a se acumular e precisará ser projetada para fora.
Enquanto a auto-observação e a consciência da necessidade de mudança, não se tornarem um hábito tão comum quanto alimentar-se, comer, dormir, seguiremos criando conflitos ao nosso redor.
Somente quando a guerra consigo mesmo cessar, é que a paz resultará em todos as dimensões de sua realidade.