Integração
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:13
A jornada da vida, para o ser humano, consiste na expressão plena dos potenciais latentes dentro de cada um, que estão sempre à espera para se desenvolver na personalidade.
A experiência de sermos inteiros, completos, inclui muito mais do que a simples identificação com as características do masculino e do feminino, as grandes polaridades que englobam todos os opostos da vida. Do ponto de vista energético, somos ambas as polaridades, embora uma delas se sobressaia.
Alcançar a totalização do ser, significa aceitar e integrar as polaridades, vivenciando todas as experiências inerentes a cada uma, sem resistência.
Em algumas circunstâncias, a vida exigirá de nós a coragem, o destemor e o ímpeto para a ação, típicos do masculino. Em outras, seremos instados a manifestar as qualidades do cuidado maternal, da passividade e da espera, inerentes ao feminino.
Algumas vezes, nos sentiremos impelidos à interação com outros seres, e em outros momentos a solitude será nosso maior desejo e nossa principal necessidade. Todos estes opostos, que coexistem continuamente dentro de nós, fazem com que seja justamente essa grande batalha que pode aperfeiçoar nossa personalidade.
A imagem da complementação, de integração total é o objetivo ideal, e muito mais importante do que qualquer outra coisa que possamos adquirir ao longo da vida.
Negar a existência do conflito, reprimi-lo e jogá-lo para o fundo do inconsciente é o que de pior podemos fazer, pois ele seguirá sendo projetado sobre pessoas ou situações externas, e gastaremos toda a nossa energia lutando contra algo que na verdade está dentro de nós.
A viagem da vida se resume na descoberta dos opostos em nosso interior e a tentativa de compatibilizar o consciente e o inconsciente. O crescimento emocional e espiritual depende de nossa capacidade de descobrir e administrar as forças que atuam a cada momento, e integrá-las, pois o poder interior é o resultado direto dessa integração. Sem ele, se torna impossível viver e atuar no mundo de maneira segura e confiante.
" Eu lhes ensino a totalidade e não a perfeição: são dois objetivos diferentes. A perfeição é um objetivo neurótico, a totalidade é um objetivo saudável. A perfeição está no futuro, a totalidade está aqui e agora. Você pode ser total neste momento... isso não exige preparação, não exige treinamento.
Sendo total, você entrará em Deus, entrará no nirvana. Quando se é total, o eu desaparece - esta é a beleza da totalidade. Tente entender, é sutil, é imensamente importante: quando se é total, o eu desaparece". Osho