Mapa Natal, Mapa Astral, é tudo a mesma coisa?
por Graziella Marraccini em AutoconhecimentoAtualizado em 09/04/2004 11:14:20
Esta pergunta me é feita diariamente, especialmente pelas pessoas que me ligam para conhecer melhor o meu trabalho. Primeiro, é preciso entender que o Mapa astral ou o Mapa Natal são – SIM – a mesma coisa. E o que é um Mapa? Como o nome indica um Mapa é como um “roteiro” que serve para que uma pessoa possa fazer o seu “caminho da vida” com um certo autoconhecimento de suas possibilidades. Vejamos: quando uma pessoa pretende viajar de uma cidade para outra, ou pretende visitar um outro país, ela costuma fazer um roteiro de sua viagem, programar as paradas e as visitas, reservar os hotéis onde irá dormir, etc. etc. Para fazer esse planejamento de viagem ela costuma consultar mapas e roteiros preparados por especialistas para esse fim. Dessa forma, esta pessoa estará preparada para enfrentar todos os percalços inerentes a uma viagem e ao mesmo tempo desfrutará melhor de todas as oportunidades de lazer oferecidas.
Seria inconseqüência (para não dizer estupidez) se essa pessoa fosse viajar, por exemplo, de São Paulo a Brasília, sem um mapa rodoviário e sem programar sua viagem com cuidado, não é? O que dizer se enfrentamos uma viagem num país estrangeiro sem nada conhecer dos costumes ou da língua do país! Porém fazemos isso se enfrentamos o “caminho da vida” sem um roteiro claro sobre nossa viagem. Bem, o Mapa Natal nos fornece este roteiro. Ao fazer uma análise das posições dos astros no momento em que a pessoa nasce, o astrólogo traça um mapa específico para essa pessoa e lhe indica um roteiro ideal para que ela possa aproveitar melhor de todos os dons e as oportunidades oferecidas, superando com maior facilidade os obstáculos inevitáveis.
Só que este Mapa, diferentemente de um Mapa Rodoviário ou de um Guia de Viagem, é absolutamente pessoal, único, como uma impressão digital, e não pode ser utilizado por uma outra pessoa. Seu Mapa serve somente para você! É seu DNA astral. Poder interpretá-lo de forma correta e consciente é uma dádiva de Deus em sua vida. A Astrologia, diferentemente da Astronomia, não se limita a observar o movimento dos astros de forma mecânica, mas os analisa em sua relação com o Logos, com Deus. Assim, é como se, ao conhecer seu Mapa Natal, você estivesse lendo no livro que Deus desenhou no céu no momento de seu nascimento. E Deus fez isso para lhe oferecer todas as oportunidades para melhor vivenciar sua vida.
Será que vale a pena investir num Mapa Natal? Bem, para mim isso é absolutamente claro! Eu não faço nada sem planejamento prévio, porque então deveria deixar passar minha vida sem nenhum planejamento? Investir no conhecimento é crescer espiritualmente.
Oferecer um Mapa Natal para a mãe de um bebê recém nascido é oferecer a essa mãe a oportunidade de evitar, na medida do possível, sofrimentos maiores na vida dessa criança. É ajudar essa mãe a conhecer melhor o fruto de seu ventre e cuidar dele com mais conhecimento. E isso não é maravilhoso?
Nosso Mapa Natal pode ser lido e relido várias vezes ao longo da vida, e cada astrólogo poderá lhe oferecer ‘um ponto a mais’, uma informação suplementar que você poderá acrescentar àquela bagagem que você já tem. À medida que amadurecemos saberemos interpretar melhor as palavras do astrólogo. Cada período da vida nos encontra numa fase de amadurecimento, num outro ciclo, e cada astrólogo, com seu enfoque particular, lhe oferecerá também mais uma visão específica desse período.
Diz “O Caibalion”: As massas populares são impulsionadas, obedientes aos seus guias, às vontades e desejos dos outros mais fortes que elas, aos efeitos das tendências hereditárias, às sugestões dos que as rodeiam, e a outras coisas exteriores que tendem a movê-las no tabuleiro de xadrez da vida como simples peões.
Mas o Conhecimento de si mesmo permite ao homem evoluído elevar-se acima dessas causas influentes elevando-se no plano da ação mental, dominando suas condições, seus impulsos e sensações, e criar qualidades e poderes para se tornar jogador, no jogo da vida, e não simples peão. E o Mapa astral pode lhe oferecer esta oportunidade. Não é o único meio, mas é, em minha opinião, o mais poderoso instrumento de autoconhecimento à nossa disposição. Lembre-se da Esfinge: “CONHEÇA-TE A TI MESMO OU TE DEVORAREI”. A Esfinge Tetramorfa é a representação dos quatro elementos - Terra, Fogo, Ar e Água - dos quais somos compostos.
O conhecimento nos liberta do Carma.
Envie sua opinião. Você já fez a interpretação de seu Mapa Natal?