O desafio da vontade
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:29
A vontade é o motor de todas as nossas realizações. Entretanto, há momentos em que a realidade insiste em desafiar nosso empenho por materializar metas e desejos.
Nestas ocasiões, em que tudo parece conspirar contra esse poder realizador, é preciso empenhar-se para mantê-lo vivo, ainda que no modo espera.
Não é fácil. Porém, se não tivermos a maturidade e a consciência necessárias para compreender o funcionamento das leis da existência, certamente mergulharemos no desânimo e na falta de esperança.
Ainda que tenhamos de aguardar pela ocasião mais favorável, em que todas as condições propícias à materialização de nossa vontade estejam reunidas, é essencial que não abandonemos o propósito.
Geralmente, o enfraquecimento da vontade é motivado pela falta de autoconfiança, quando nos sentimos decepcionados por algum fracasso ocasional.
Para superar este sentimento, não há outra saída senão revisitar cada etapa de nossas ações e verificar em que ponto pode ser que tenhamos exagerado nas expectativas, sem levar em conta as variáveis negativas que provavelmente já estavam presentes, mas que não conseguimos enxergar.
Um entendimento é fundamental: o de que cada meta a que nossa vontade nos dirigiu, era única, bem como as circunstâncias daquele momento específico.
Portanto, não podemos considerar que o fracasso será sempre o resultado de novas iniciativas. Isto é parte da estratégia da mente para nos manter presos ao medo.
O desafio de manter vivo o poder de nossa vontade é uma constante na vida, e é parte fundamental do nosso crescimento interior.