O desconhecido
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 02/06/2020 14:23:51
O maior medo do ser humano é aquilo que ele desconhece. Lidar com a expectativa em relação a algo cujo desfecho não temos como antever, causa angústia e temor.
Sempre que as circunstâncias da vida nos colocam diante do inesperado, nos vemos prisioneiros da insegurança.
O ego humano detesta ser desafiado, ele sempre busca situações em que se sinta seguro e confortável por conhecer, de antemão, as ferramentas com as quais irá enfrentar um problema.
Ocorre que a matéria essencial da vida é a impermanência, ou seja, nada é estático, tudo muda e se transforma incessantemente. Se assim não fosse, a existência seria completamente inútil, visto que nenhum crescimento interior seria possível.
Se formos capazes de analisar, de modo isento e racional, as dificuldades que a vida colocou em nosso caminho, conseguiremos perceber que a totalidade delas nos levou a algum tipo de aprendizado.
Portanto, ao invés de nos sentirmos inseguros e ameaçados pelo desconhecido, podemos virar a chave e passar a encará-lo como uma chance de revermos nossas certezas.
Enquanto permanecemos cristalizados e presos ao que já conhecemos, deixamos escapar muitas oportunidades de exercitar nosso poder criador.
Aceitar o desconhecido, acolhê-lo e se permitir descobrir, a cada situação imprevista, sua capacidade de se reinventar, é o melhor presente que você pode oferecer a si mesmo.