O que são Valores?
por WebMaster em AutoconhecimentoAtualizado em 17/10/2002 18:54:54
Prezar alguma coisa significa atribuir-lhe importância; qualquer coisa quer você muito preza pode ser considerada um "valor". Estou me referindo especificamente aos valores da vida, às coisas que são mais importantes para você.
Há dois tipos desses valores: os fins e os meios. Se eu lhe perguntar "Quais são as coisas a que dá mais valor?", você pode responder "Amor, família, dinheiro..." Desses, o amor é o valor final que está procurando; em outras palavras, o estado emocional que deseja. Por outro lado, família e dinheiro são apenas valores que servem como meios. Em outras palavras, servem para você acionar os estados emocionais que realmente deseja.
Se eu perguntar "O que a família lhe dá?", você pode responder "Amor, segurança, felicidade". O que de fato preza - os fins que procura - é amor, segurança e felicidade.
O mesmo acontece com o dinheiro. Eu poderia perguntar "O que o dinheiro realmente significa para você? O que lhe proporciona?" Você poderia responder: "Liberdade, impacto, a capacidade de contribuir, um senso de segurança." Como pode perceber, o dinheiro é apenas um meio para alcançar um conjunto de valores muito mais profundos, um conjunto de emoções que deseja experimentar numa base sistemática, ao longo de sua vida.
O desafio na vida é que a maioria das pessoas não compreende muito bem a diferença entre "valores" meios e "valores" fins, e com isso experimenta muitas dor. As pessoas tanto se empenham na busca dos "valores" meios que não alcançam seu verdadeiro desejo: os "valores" fins.
Os "valores" fins são aqueles que o tornam realizado, fazem sua vida rica e compensadora. Um dos maiores desafios, a meu ver, é o fato das pessoas fixarem objetivos sem saberem o que realmente prezam na vida, e assim acabam indagando, ao alcançarem seus objetivos? "Isso é tudo?"
Bibliografia: Desperte o Gigante Interior
Robbins, Anthony - Editora Record