Oportunidade: quem é adestrado não vê
por Saul Brandalise Jr. em AutoconhecimentoAtualizado em 18/01/2022 00:58:14
Existem dois tipos de ensinamento: Educação e Adestramento.
A primeira nos deixa cientes das realidades de uma vida, ou encarnação, se preferir definir assim.
Quando se EDUCA uma AÇÃO nós estamos cientes de como podemos decidir melhor para a nossa caminhada evolutiva. Quando se educa, se mostra para a pessoa, como avaliar as Oportunidades de uma vida.
Quando se adestra, a pessoa precisa de companhia para entender o comando. Adestramento é o comando da POSTURA e não ensinamento de como devo decidir ao meu favor.
Quando conheci o texto de Og Mandino sobre a estátua da Oportunidade decidi criar uma semelhante. Usei o conhecimento de um escultor em Florianópolis e juntos produzimos 10 peças da Oportunidade.
Óbvio que todas diferentes porque as Oportunidades nunca são iguais. Podem ser semelhantes.
Não foi fácil dar qualidade para elas porque era preciso deixá -las únicas e lindas.
Ainda tenho 3 delas.
Das 10, por exemplo, uma dei ao Pelé, outra ao Johnny Saad e outra ao Mauricio de Souza. Pessoas singulares em suas missões desta vida.
Três quebraram no transporte... Portanto, não havia como refazer uma Oportunidade, fim para elas. A última dei para uma pessoa que não soube interpretar a finalidade dela em uma vida. Jamais acertamos 100 % em nossas atitudes. Mas é bem melhor do que acertar 10%...
Começamos este texto relatando sobre Educação X Adestramento, para deixar muito claro, como é difícil para um adestrado, olhar, ver e saber interpretar uma Oportunidade.
Adestrado só sabe obedecer. Não é por acaso que todas as religiões nos adestram... Não é por acaso que os países comunistas, não educam, só adestram. Não é por acaso que os que sabem menos obedecem melhor. Não é por acaso que a China olha firme para o Brasil, somos o celeiro do mundo,
Assim, é vital para nossa vida e, para sabermos identificar uma oportunidade, termos conhecimento educado. Só fica sábio quem aplica o seu conhecimento. Não adianta só saber, é preciso aplicar para termos sabedoria.
Dias atrás recebi esta mensagem:
"SE MURCHAREM SUAS PÉTALAS E CORTAREM SUAS FLORES, LEMBRE QUE VOCÊ TEM RAÍZES! BROTE DE NOVO!"
A vida é uma constante superação. Quando descobrimos a resposta... muda a pergunta.
Sei que nos veremos.