OUÇO com os ouvidos. ESCUTO com o cérebro
por Saul Brandalise Jr. em AutoconhecimentoAtualizado em 01/06/2023 09:07:15
Ouvir, é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além da nossa vontade, a não ser que tapemos os ouvidos.
Já, Escutar, é uma ação que depende da nossa vontade, em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não. É usar o cérebro, para interpretar, o que se ouve.
Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e, agir ou não, em conformidade com o que escuta.
Você sabe qual é a diferença entre ouvir e escutar? É comum utilizarmos estas palavras como se elas tivessem o mesmo sentido, mas, na verdade, o significado de cada uma é muito diferente.
O termo "ouvir" se refere apenas à audição, ou seja, à captação de sons pelo ouvido. Somente "ouvir" algo, não significa, que a informação foi assimilada e entendida.
Já "escutar" se trata de compreender aquilo que se ouve, obter maior interação, com o que é transmitido pelo som e conseguir interpretar tal conteúdo. Pode-se dizer que, para escutar, é preciso ouvir com atenção. Sabendo dessa diferenciação, é possível perceber a sua influência no aprendizado e a importância que a escuta tem nesse processo, em nossos valores de vida.
Escutar é com a Mente, com nosso valores cerebrais. Ouvir é apenas com os ouvidos.
Nosso Hemisfério Corporal esquerdo é emocional. O Direito é o Racional... Precisamos saber nos comportar fisicamente para que nossa Mente esteja de acordo com o que buscamos e queremos.
Para compreendermos, e entendermos ao nosso favor, a realidade de uma informação ou, aprendermos um conteúdo, é necessário escutá-la e não apenas ouvi-la. Isso quer dizer que precisamos ficar atentos e realmente perceber o que é transmitido, pelo som que escutamos. É a partir dessa atenção, que conseguimos desenvolver raciocínios, análises e compreensões.
As informações que são apenas ouvidas costumam ser facilmente esquecidas ou são simplesmente ignoradas ou despercebidas. Mesmo que as tenhamos entendido naquele momento, não as compreendemos e interpretamos, de verdade.
Existem maneiras de trabalhar a escuta, para deixá-la mais eficaz nos momentos importantes de nossa encarnação atual. Evitar interromper quem fala é um grande início de melhoria. Jamais cruzar os braços ou as pernas, durante o diálogo. Quando faço isso fecho os meus dois hemisférios e só escuto o que me interessa... Todo adestrado tem dificuldades para escutar. Nossa Mente tem que ser EDUCADA.
Enfim, preciso de ética, respeito e silêncio para que o cérebro defina o correto do que eu escuto.
Quem segue não escuta só ouve e obedece...
Cuide-se saiba escutar.