Saúde Holística
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:19
O conceito de saúde holística pressupõe o tratamento do ser humano em todas as suas dimensões: física, emocional e espiritual. De nada adianta cuidar dos sintomas físicos, se não dermos a devida atenção às causas que os originaram.
As emoções estão por trás da maioria dos problemas e disfunções do corpo físico. É claro que não somente elas, mas também hábitos alimentares e de vida contribuem em muito para a degeneração física.
Mas, se não encararmos nossos sentimentos reprimidos, negados ou superdimensionados, certamente eles irão se manifestar em algum momento, na forma de doenças.
O tratamento físico de uma disfunção já estabelecida é fundamental para que o corpo tenha condições de se refazer. Entretanto, é preciso ter a coragem de ir fundo na investigação das causas que geraram o desequilíbrio e tratá-las através de processos terapêuticos.
A função das chamadas terapias alternativas como apoio aos tratamentos médicos e psicológicos convencionais, é extremamente importante. Isto porque além do corpo físico, feito da matéria mais densa, temos um corpo energético sutil, tão essencial para a vida quanto o primeiro, e é neste campo que a maioria delas atua. Homeopatia, acupuntura, essências florais, reiki, massagem corporal, cromoterapia, são os principais tratamentos disponíveis.
A busca pelo equilíbrio engloba, portanto, as várias dimensões do ser, que precisam de igual atenção para que possam formar um todo harmonioso. O aprofundamento deste processo leva, obrigatoriamente à necessidade da meditação.
Além de atuar no campo subjetivo, meditar também modifica a química cerebral, - conforme já comprovado pela ciência- e, ao fazê-lo, nos leva a um processo de relaxamento e paz que gera benefícios perfeitamente mensuráveis no físico e no emocional.
Cuidar da alma é tão essencial para a vida quanto cuidar do corpo. E isto não significa necessariamente adotar uma prática religiosa ou frequentar templos. Mas, simplesmente irmos para dentro e encontrarmos ali a resposta para todos os questionamentos, dúvidas e angústias que possuímos.
"A medicina captura as doenças do ser humano muito superficialmente. Meditação se apodera do humano do profundo do seu interior. Em outras palavras, pode-se dizer que a medicina tenta curar a saúde de uma pessoa de fora; a meditação tenta manter o ser interior de uma pessoa, saudável. Nem a ciência da meditação pode ser completa sem remédios, nem pode a ciência da medicina ser completa sem meditação, desde que o humano é corpo e alma..."
Osho.