Seja natural na sua vida
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:23
Viver de modo natural significa fluir com o agora, encontrando a cada circunstância que a vida apresenta a resposta em seu coração.
O contrário disso é estar sempre tenso, preocupado com o futuro e buscando proteger-se do inesperado, através de velhas atitudes e paradigmas.
Quanto maior for a sua capacidade de entregar-se ao presente e aos imprevistos sem angústia, mais espontaneidade você estará desenvolvendo. Isto significa uma vida simples, sem subterfúgios nem armadilhas.
A simplicidade é sinônimo de paz, é a ausência absoluta de angústia e preocupação. Para muitos, infelizmente, parece impossível viver assim.
Uma vida isenta de preocupação não significa a ausência de problemas e desafios, mas somente a capacidade de não se antecipar a eles.
E inclui também um aprofundamento no autoconhecimento, para perceber que a maioria das situações que denominamos problemas é, na verdade, criada por nós.
Enquanto não alcançamos esse estágio, seguimos cultivando as mesmas atitudes, sem perceber que elas só perpetuam o sofrimento. Virar essa chave exige uma disposição sincera para a autotransformação, pois somente ela pode nos ajudar a fluir de modo relaxado com a corrente da vida.
"Precisamos renunciar a tudo que é falso, renunciar a tudo que não é autêntico, renunciar a todas as respostas, mas ser sensível, espontaneamente sensível. Não pensar nas razões, mas ser real. Isso é difícil...
Há muito investimento na falsidade, nas máscaras, nas caras, nos jogos.
Precisamos ser autênticos. Quaisquer que sejam as consequências, você as aceitará e viverá no presente; nunca sacrificará o presente pelo futuro. Não irá esperar pelos resultados.
Esse momento será a totalidade do seu ser..."
Osho.