Sem equilíbrio não há vida
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 06/02/2021 00:23:53
Um dos maiores problemas da humanidade atual é a dificuldade em lidar com a vida de maneira equilibrada. Todas as neuroses originam-se de um estado interior onde as polaridades estão em desequilíbrio.
As energias que foram o ser, definidas pelos orientais como yin e yang, - sendo o yang o masculino e o yin, o feminino, - precisam estar em harmonia para que a sanidade prevaleça.
Se há excesso de atividade e nenhum relaxamento ou parada, o organismo não encontra tempo necessário para recompor-se.
Do mesmo modo, se a paralisia for permanente, a energia se tornará estagnada, pois a vida também precisa do movimento para fluir de modo equilibrado.
Se não houver uma quantidade balanceada destas polaridades em nosso interior, a doença e até mesmo a morte, serão as consequências.
Segundo os mestres espirituais, o segredo da felicidade está no caminho do meio, ou seja, na perfeita equidade entre o agir e o esperar.
É assim que a existência manifesta-se, e quem tiver desenvolvido um mínimo grau de consciência, certamente já observou essa lei em ação, por exemplo, na natureza.
Há o tempo de plantar e o de aguardar o momento da colheita. Mas o ser humano, em sua desarmonia, busca a todo custo apressar o ritmo da vida.
A conquista do equilíbrio é a mais importante tarefa que devemos empreender. Sem ele, estaremos ampliando as chances de que a angústia, a ansiedade e outras patologias emocionais nos dominem.