Só o agora importa
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 10/07/2020 09:32:39
Uma das práticas mais comuns que o ego nos leva a adotar é a negação do momento presente. Isto significa estarmos sempre focados no que já vivenciamos ou, ao contrário, no que ainda virá.
Enquanto permanecemos nesse padrão, o tempo presente se desenvolve sem que atuemos sobre ele de modo consciente.
O problema é que as ações que empreendemos no agora, é que irão determinar a maneira como o futuro se desenvolverá.
Se nos mantemos inconscientes dessa realidade, somos arrastados pelas circunstâncias do momento, sem exercitar o nosso poder.
Muitas vezes, a negação é substituída pela resistência, ou seja, percebemos claramente as circunstâncias atuais, mas resistimos em aceitá-las e atuar de acordo com elas.
O medo de repetir experiências já vivenciadas é uma das razões desse comportamento, já que a mente nos faz acreditar que as vivências negativas se repetirão inevitavelmente.
Porém, isto não é verdadeiro, visto que cada momento é único e ainda que uma mesma situação se apresente, podemos escolher um novo modo de responder a ela, que nos leve a um resultado diferente.
A questão fundamental é perceber que temos o poder de responder de modo diverso, mesmo a velhos desafios já enfrentados.
Para isto é necessário observar, o tempo todo, nossa mente e nossas emoções, para que não sejamos apanhados na armadilha do medo ou da ansiedade.
Ao invés de colocar toda a nossa energia numa determinada situação ou na pessoa que a criou, precisamos direcionar essa mesma força para observar a nossa reação a esse acontecimento, pois isto é o que realmente importa.
Tornarmo-nos observadores de nossa realidade interior é o que nos permitirá viver plenamente no agora.