Suas decisões são automáticas ou conscientes?
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:29
A vida e seus inúmeros desafios, trazem a necessidade de tomarmos decisões o tempo todo. Muitas destas escolhas são feitas de modo totalmente inconsciente, ou seja, direcionadas por emoções ou pelas crenças que habitam nossa mente.
O resultado é que, muitas vezes, cometemos equívocos que trazem ainda mais problemas e o conseqüente arrependimento. A seguir, passamos a ter medo de fazer escolhas, pelo receio de repetir os erros e atrairmos novos sofrimentos.
Para sair desse ciclo vicioso, só há uma saída: o autoconhecimento. Isto significa observar-se atentamente, e manter uma permanente conexão com nossa essência interior, aquela dimensão do ser que nos direciona a fazer escolhas sábias e equilibradas.
Ao procurar decidir fora do padrão automático, estaremos iniciando uma grande transformação na maneira de conduzirmos nossa vida.
A partir dessa mudança, passamos a fazer escolhas de modo objetivo, com base no que é real e não em nossas crenças e condicionamentos.
Será, então, mais fácil perceber quando estamos sendo dirigidos por falsas premissas, que nada têm de concretas, mas são apenas ilusões às quais nos apegamos.
A conseqüência natural será o aumento da confiança em nossas decisões, que se tornarão muito mais sensatas, uma vez que baseadas na sabedoria de nossa alma.
Faça desse exercício uma prática diária e verá que o resultado será uma vida muito mais leve e isenta de medo ou culpa.