Tudo o que é essencial para nós
por WebMaster em AutoconhecimentoAtualizado em 30/06/2003 12:01:28
Um dia perceberemos que o essencial da vida é apenas vivê-la, dos pequenos gestos, das pequenas coisas que ela nos oferece, daquela brisa matinal que renova nossa alma, ou, simplesmente, daquele toque carinhoso que afaga nosso rosto. Talvez viver um dia após o outro seja loucura, pois, talvez duremos mais do que imaginamos e para enfrentarmos isso, precisamos de planos. Façamos então esses planos.
Um dia saberemos que devemos viajar, conhecer pessoas novas, sair do nosso mundinho e também aprenderemos a nunca abandonar nossos sonhos, porque uma pessoa sem sonhos, sem metas, é uma pessoa amarga, que nunca lutou e nunca vai lutar por seus objetivos.
Um dia vamos descobrir que vivemos em meio a dúvidas e devemos saber tomar a decisão correta, porém um dia vamos saber que a decisão correta, nada mais é, do que nosso próprio destino. Sim, acredite em destino, pois, cada um tem o seu e ele é divino. Consideremos o destino uma dádiva de Deus, mais, tenhamos vidas corretas para recebê-la. Temos que aprender que nada é por acaso, nada, e devemos sempre estar atentos a todas as oportunidades que renovarão a nossa vida, pois só assim encontraremos um sentido para continuar respirando. Encontre o seu sentido e encha o seu peito de alegria!
Um dia vamos descobrir que todos os políticos são mulherengos, um conjunto de políticos gera uma corrupção e dela somos nós os prejudicados.
Também vamos descobrir que a guerra não é vontade de todos, mais se um cidadão a quiser, veremos mais uma vez uma batalha covarde e insensata, onde inocentes morrem e a luta que a engloba é por puro interesse capitalista, ou seja, nojento.
Um dia desses vamos descobrir que beleza não é tudo, é só uma primeira impressão, que muitas vezes nos conforta, mais na maioria delas nos maltrata.
A beleza real está em poder trocar palavras, trocar olhares, trocar sorrisos, trocar carinhos e doar o tom necessário de abraços, um dentro do cinema, ao ver um filme, aquele apaixonado de reencontro, aquele triste de despedida, aquele de amigo, aquele de criança, simples, apertado e sincero, aquele de amantes, que deixa fluir todo o sentimento existente um pelo o outro. Ainda vamos aprender que não devemos ler revistas de beleza, pois elas só mostram o quanto nós somos feios, nos padrões impostos por elas e pela sociedade superficial.
Um dia aprenderemos a ser mais profundos uns com os outros, eliminando aquele sentimento de inveja e toda a falsidade recíproca do mundo de hoje.
Um dia aprenderemos que podemos mudar o mundo, basta darmos o primeiro passo. Aprenderemos ainda, que as palavras têm poder e devemos utilizá-las para o bem das pessoas, para criticar o que está errado e torná-lo certo.
Sim, aprenderemos que as palavras podem fazer rir, chorar, e, o mais importante, podem fazer apaixonar, e isso é fantástico.
Um dia aprenderemos que os livros de auto-ajuda só dizem o que queremos ouvir e o que pode nos confortar ainda mais, concretamente, é realizar o que precisamos para viver, para pensar, para dar sentido a nós mesmos.
Um dia saberemos que amar é necessário, é encantador, é o que nos deixa perdidos, é o que nos faz feliz, é o que nos faz chorar, muitas vezes é o que nos deixa ansiosos, mais, melhor do que tudo no mundo, é o que nos completa. Devemos fazer acontecer, procurar encontrar um amor e quando o encontrarmos, que nossas vidas se tornem mais completas e aquele ar que faltava em nosso peito, volte a nos fazer respirar, pois o amor encanta a alma e é a única coisa que pode nos fazer mudar de rumo ou até mudar o mundo.
Um dia ficaremos tristes, sem saber o porquê, e quando olharmos na janela, veremos que lá fora chove, é apenas quarta-feira e ainda são quatro e pouco da tarde. E quando bater aquela saudade, daquela pessoa tão especial, a melhor maneira de estar com ela, é fechar os olhos, aumentar a música e lembrar de cada expressão do seu rosto, pois a cada vez que fechamos os olhos, melhor vemos e melhor nos concentramos, daí percebemos o quanto nossa vida é especial e o quanto devemos cultivá-la para o nosso bem.
Quem cultiva sua vida para o bem, sempre terá o bem em sua vida.
Um dia aprenderemos que o quanto mais esperamos aquela ligação, mais ficamos tristes e pensamos coisas erradas, e, o que devemos fazer, é não esperar por ela, talvez tomando a atitude de ligar ou talvez, sem motivo, esquecer dela por um tempo, pois, quando estivermos ocupados e com um monte de coisas na cabeça, receberemos a tão esperada ligação e ela nos deixará com um sorriso extremamente bobo e apaixonante. Espere acontecer ou então faça acontecer!
Um dia entenderemos que os conselhos são para o nosso bem e a pessoa que nos aconselha quer a nossa felicidade. Mais devemos tomar cuidado com as pessoas falsas, pois seus conselhos só querem nos destruir.
Um dia entenderemos porque nossos pais não nos emprestam o carro ou porque eles pegam tanto no nosso pé, mais um dia também saberemos e veremos, que a luta deles por nossa felicidade é constante e basta a todos nós agradecê-los de alguma forma, talvez com um abraço, um beijo ou um simples eu te amo.
Beijos são ótimos, devemos beijar sempre, é o melhor remédio contra o stress e o melhor remédio contra a carência dos nossos corações solitários.
Um dia você beijará um homem que te deixe apaixonada, um dia você beijará uma mulher que te deixe apaixonado, o nome dela pode ser diferente, talvez Núria, mais não menos encantador, lindo e não menos empolgante, pois quando descobrirmos do que ela é capaz, o porquê dela ser tão carismática, algo novo e maravilhoso irá acontecer em nossas vidas. Devemos ir a fundo e procurar tirar todas as coisas possíveis dessa maravilhosa peça que o destino nos pregou.
Um dia aprenderemos que toda pessoa que entra em nossa vida, deixa algo da vida dela e também leva algo da nossa, por isso devemos nos portar bem e procurar tratar todas as pessoas de forma amiga e dar a elas somente coisas boas da nossa vivência, pois assim teremos a consciência de que fizemos o bem e o bem preenche a vida das pessoas de uma forma maravilhosa.
Um dia teremos uma crise de raiva, uma de riso, uma de choro, uma de ansiedade, mais perceberemos que todas elas são passageiras, guardar rancor só nos torna mais duros, rir demais muitas vezes é desespero, chorar demais é amargura e ansiedade demais nos deixa completamente diferentes, irritados, por isso, vamos deixar que passe, pois tudo passa em nossas vidas e para viver bem, vivamos um dia de cada vez, tranqüilamente, deixando as coisas acontecerem e devagar perceberemos que a melhor maneira de viver não existe, pois, a vida de todos nós é baseada em momentos, tristes e alegres, e o que existe e é maravilhoso, é que temos força para tudo, para lutar, para fazer acontecer, para melhorar nossa vida em tudo o que importa, para cada um de nós, mais sempre lembrando, que façamos uma coisa de cada vez.
Por Gabriel Lemes Araújo – [email protected]
estudante de publicidade e propaganda, um homem apaixonado pela escrita e principalmente pela arte da vida.