Vitalidade, o combustível da vida...
por Saul Brandalise Jr. em AutoconhecimentoAtualizado em 01/07/2022 21:53:37
Vitalidade é uma palavra interessante e corremos o risco de prestarmos pouca atenção a ela. Na realidade, podemos não nos darmos conta do que ela contém em seu bojo.
VITAL + IDADE.
Vital pertence e é relativo à vida. Significa, em outras palavras, também, força, vigor, fundamental, imprescindível, indispensável, essencial, obrigatório até, quando se trata de uma questão vital.
Idade é a somatória dos anos que a pessoa tem desde o seu nascimento. Muitas vezes sendo intuído e, assim, explorando o conhecimento dos signos de vidas anteriores. A idade está relacionado ao tempo e ao signo que estamos vivendo e os que eventualmente já vivenciamos.
No meu entender, é uma definição muito simples, mas, complicada de ser realmente interpretada e absorvida em nossos valores, de ética e atitudes.
Se pesquisarmos um pouco, sobre idade, vamos encontrar também várias definições, de períodos, que a pessoa tem. Pode ser Idade da Loba, pode ser Tenra Idade, pode ser Flor da Idade, enfim, tratam-se de definições de tempos de uma vida.
E paramos por aqui. Na realidade, definimos tempo de vida ou, no máximo, um estágio de uma vida.
Quando as duas palavras se juntam e formam a VITALIDADE, muda o conceito de ambas.
É uma união singular de duas palavras que se somam e se multiplicam, no nosso entendimento, conforme alguns valores que já adquirimos, aceitamos e aplicamos, em nosso dia a dia.
Uma pessoa terá muito dificuldade de exercer a sua vitalidade, se sua educação foi muito pequena e o seu adestramento enorme.
Uma pessoa terá pouca vitalidade se ela vive buscando formas e maneiras de se aposentar. Se pautar a sua vida para este fim, não tem a mínima noção do que está fazendo neste planeta. É vítima do TER e assim pouco interpreta sobre a necessidade de SER.
Qualquer ser humano que se acha velho, perdeu, já faz tempo, a sua vitalidade. Na realidade, encontrou uma bela desculpa para deixar de viver adequadamente uma vida.
Não é por obra do acaso que existem tantas desigualdades no planeta. Somos hoje o fruto das decisões que tomamos até segundos atrás. Repito: A vida é Causa e Efeito...
O grande desafio de uma encarnação é, a avaliação de nossas atitudes, com o autoconhecimento de nossos valores. Isso tem tudo a ver com a vitalidade de nossas atitudes.
Conheço pessoas com 20 anos e com postura de 60. O contrário também. Vários (as) que sabem se cuidar em palavras e consequente em atitudes. O importante é saber a importância e a diferença entre escutar e ouvir, olhar e ver, tocar e sentir.
Isso é vital para a nossa evolução. Muitas vezes começamos a escutar e já damos a nossa opinião, interferindo no diálogo. Não sabemos ouvir...
Criamos Vitalidade quando:
. Aceitamos que somos uma Essência em processo de evolução.
. Quando evitamos decidir nos extremos, irritados ou apaixonados.
. Quando equilibramos o SER com o TER.
. Quando somos Éticos conosco e, consequentemente, com quem nos relacionamos.
. Quando entendemos as dimensões do Universo e que ele não tem começo nem fim... Portanto ninguém criou.
. Quando nosso estilo de vida não é moldado em marcas e aparência.
. Quando sabemos identificar, adequadamente, e nos livramos de um adestramento de uma pretensa educação.
. Quando comemos adequadamente para nos alimentarmos e não por prazer.
. Quando temos consciência de que somos nós que criamos o nosso destino, com valores, palavras e consequente atitudes tomadas.
Nossa VITALIDADE nós criamos, sabendo meditar e observar adequadamente tudo em nossa volta.
Sim, é VITAL saber este valor, interpretar e diuturnamente aplicar ao nosso favor.
Cuide-se