A autossabotagem
por Rodolfo Fonseca em Corpo e MenteAtualizado em 26/06/2001 19:37:03
De onde pode vir a traição senão de dentro de nós mesmos? Isso me faz lembrar que o grande inimigo a vencer não se encontra lá fora e sim dentro de cada um de nós e que ele é muito poderoso, pois age no silêncio do dia a dia escondido por entre nossos medos e bloqueios.
Tudo que ignoramos sobre a nossa parte mais sombria, cresce silenciosamente e um dia será tão forte que não haverá como deter sua ação traiçoeira. É também por essa razão que insistimos na imperiosa necessidade do autoconhecimento, que sempre será a melhor prevenção contra todos os tipos de ações negativas contra nós mesmos.
Dificilmente percebemos que constantemente nos autossabotamos, vivendo dias de completa incerteza; somos vítimas de estranhas coincidências que tentamos explicar, ora de forma cética ou racional ou através da visão de um sentido místico e oculto. Como muitos de nós não conseguem entender ou interpretar satisfatoriamente esses fatos sincrônicos, não atingimos a serenidade e a tranqüilidade que tanto buscamos e acabamos “pastando” numa vida muito material.
São raros os momentos em que o entusiasmo absoluto nos envolve espontaneamente, pois somos massacrados por tantas notícias desanimadoras sobre nosso país, suas condições sócio/econômicas e culturais.
Que tal, então, iniciar com vontade a verdadeira busca da felicidade, que, como estou percebendo, sempre esteve bem dentro da gente, mas para a qual nunca demos atenção suficiente? Trabalhar com o que efetivamente gostamos, morar onde nos sentimos bem e vivênciar cada minuto com quem realmente nos faz sentir bem e queridos, para que enfim nossas aspirações, sonhos e perspectivas de vida possam finalmente se concretizar.
Minha conclusão é: sou um ser maravilhosamente complexo; e este fato, ao mesmo tempo em que apresenta minhas qualidades, revela meus defeitos. Nessa minha eterna luta, a consciência desperta e o livre-arbítrio se tornam amigos e juizes de minhas ações e me ensinam a superar a nefasta autossabotagem.
Sempre que afirmo que sou capaz, que posso e que, independente de outros, vou resolver meus problemas, estarei fazendo desse momento que estou vivendo, o melhor de minha vida.