A base de uma vida
por Rodolfo Fonseca em Corpo e MenteAtualizado em 15/05/2001 17:09:50
Na minha época, foi mais fácil...
As oportunidades eram muitas, parecia que o inicio de um adolescente na jornada da vida, do trabalho ou relacionamentos, acontecia sempre da mesma maneira.
Primeiro os estudos:
- Filho, V. precisa estudar e se formar! Frase padrão.
Arranjando um trabalho:
- Comece como Office-boy e se V. trabalhar direitinho, poderá subir na empresa.
E no amor:
- Conheça uma boa menina, de família, namore, noive, e por fim case-se e tenha filhos.
Acho que esse era ou é o sonho de todos os pais. Ver o filho seguir um caminho mecanicista de uma vida teoricamente “segura, saudável” e padrão.
Sabe as dicas que eu daria ao meu filho(a) hoje? Seria bem diferente dessas acima e o ideal seria começar entre os 10 e 15 anos.
- Filho(a), eu te amo e quero te ajudar a encontrar seu caminho para a felicidade. Posso apenas fazer uma parte e caso aceite meus conselhos, com carinho eu recomendo:
- Primeiro, gostaria de coloca-lo em um curso de comunicação. - pois muitas vezes a rebeldia vem da simples falta de conhecimento da expressão.
- Para uma atividade física, recomendo a prática do Yoga. Ele vai ajuda-lo a melhorar sua postura física e mental. Um bom período seria o da manhã, para sentir-se disposto o resto do dia.
- Aulas de informática seriam bem legais também. Aprenda a usar os principais programas como: Editor de texto, apresentações e a Internet. 2 Vezes por semana.
- O aprendizado de línguas, acredito também ser muito importante. Caso ainda tenha tempo, acredito que 2 vezes por semana seria ótimo. Topa?
Tudo que V. achar legal fazer, incluindo outras atividades, eu te ajudo e apoio. Caso comece alguma atividade e não goste, pode para a qualquer momento.
Uma base como essa, seria o suficiente para todo o desenvolvimento de um ser. Ele perceberá seus potenciais para os relacionamentos, atividades físicas, profissionais e comportamentais. Essa seria minha maneira de mostrar ao meu filho como encarar o mundo.
Mensagem especial: "Gostaria ainda, meu filho, que voce tivesse sempre em seu coração, em todas suas atitudes, a presença Divina. Nesta era da cibernética, de um mundo teleguiado, observe o céu, a brisa da manhã, a gota de orvalho, o canto de um passaro, a beleza da flor exalando seu perfume, o bom dia de um amigo, a pureza de uma criança, o barulho da água de um rio acariciando as pedras, as estrelas que tornam a noite mais bonita, as lições que a natureza dá em sua simplicidade, enfim a grandiosidade do Universo como um altar de servir. A religiosidade é uma âncora e a fé em Deus nunca permitirá que voce esteja sozinho, mesmo quando eu não estiver mais aqui." Miriam Carvalho