Alimentação Desintoxicante I
por Conceição Trucom em Corpo e MenteAtualizado em 23/07/2001 10:45:50
Alimentação Desintoxicante é uma cumplicidade com o corpo de lhe proporcionar um “banho interno diário”.
Ela não tem o propósito de manter a pessoa alimentada ao longo do dia, mas somente de facilitar a saída de todas as suas toxinas e excessos.
O consumo indiscriminado de açúcar refinado e alimentos industrializados, com sua enorme carga de aditivos para aumentar durabilidade e aparência, e de alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males.
Some-se o ar poluído, águas contaminadas, o stress da vida urbana, que enche nosso corpo de doses exageradas de cortisol e adrenalina, e o coquetel de intoxicação está preparado.
Ao longo de pesquisa e vivência com terapias mais eficazes, descobri que para permanecermos saudáveis neste mundo tóxico, precisamos nos envolver ativamente, conhecer métodos que, usados diariamente, reduzam tanta agressão ao nosso corpo, e ofereçam-lhe nutrientes e ambientes, internos e externos, menos agressivos.
Assim, fazer uso freqüente de alimentos desintoxicantes na forma de sucos e chás, como também de atividades desintoxicantes como a meditação, exercícios corporais e de respiração, são todos elementos, de valor inestimável, nessa jornada rumo a uma saúde integral.
Exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, de alimentos que auxiliam na mobilização (eliminação) dos excretos e excessos, são aqueles vivos, portanto crus e frescos, ricos em água (viva = ativa) e fibras naturais:
Frutas
Folhas verdes
Brotos
Legumes (berinjela, abobrinha, pepino)
Raízes (cenoura, beterraba, inhame, bardana)
Sementes (linhaça, gergelim, girassol)
Exemplos de alimentos que destroem a vida, principalmente se consumidos em excesso, pois enfraquecem lentamente as defesas do organismo: açúcar (principalmente o branco), sal (principalmente o refinado), cacau, café, chá (exceção aos de ervas), álcool, gorduras animais, gorduras aquecidas, aditivos e substitutos químicos, alimentos excessivamente processados ou estocados.
Conceição Trucom - autora do livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaúde.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.